Compreensão leitora e estrutura argumentativa do gênero crônica

Autores/as

  • Jésura Lopes Chaves PUCRS

Palabras clave:

Compreensão leitora, Estrutura argumentativa, Crônica.

Resumen

O presente trabalho examina a relação entre compreensão leitora e conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa de uma crônica. Para proceder à investigação, analisou-se o desempenho de alunos da terceira série do Ensino Médio através de um teste de compreensão leitora (TCL) e um teste de conhecimento de estrutura predominantemente argumentativa (TEA), com base na teoria postulada por Adam (1992). A partir dos dados levantados, calculou-se o coeficiente de correlação de Pearson ( r ) das duas variáveis. O resultado obtido indica uma correlação de 0, 578, confirmando a hipótese norteadora do trabalho de que uma variável está relacionada à outra. Considerando as peculiaridades dos objetos em pauta - leitura, crônica e argumentação - que, imbricados, apontam para outros fatores concorrendo também para a correlação, o tema revela-se bastante complexo. Nesse sentido, torna-se premente a realização de novos trabalhos científicos que focalizem a integração entre esses elementos, tendo em vista a sua relevância para paradigmas escolares que objetivam a formação de leitores proficientes.

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Biografía del autor/a

Jésura Lopes Chaves, PUCRS

Pós-graduação em Linguística Aplicada Psicolinguística

Publicado

2009-07-29

Cómo citar

Lopes Chaves, J. (2009). Compreensão leitora e estrutura argumentativa do gênero crônica. Letrônica, 2(1), 91–104. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/4935