Compreensão de textos de diferentes tipos por crianças da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38590Palabras clave:
Compreensão oral de textos, Tipos de textos, Inferências, Educação infantilResumen
O estudo investigou a compreensão oral de textos narrativos, expositivos e argumentativos em crianças da Educação Infantil. O objetivo principal foi examinar se o nível de compreensão variaria em função do tipo de texto e identificar a natureza das dificuldades experimentadas pelas crianças em relação ao estabelecimento de inferências em cada um desses textos. Trinta crianças (média de idade de 5 anos e 8 meses) foram solicitadas a responder perguntas de natureza inferencial (causal e estado) sobre cada um dos textos que lhe foram lidos. Verificou-se que o nível de compreensão variava em função dos textos, visto que as crianças tinham mais facilidade em compreender o texto narrativo que os demais textos. Por outro lado, apresentaram o mesmo nível de dificuldade no texto expositivo e argumentativo. A principal dificuldade identificada foi em relação à compreensão das relações de causalidade no texto expositivo. Implicações educacionais são discutidas no sentido de promover intervenções precoces para desenvolver a compreensão oral de textos antes mesmo que a criança saiba ler. Essa implicação confere à Educação Infantil papel relevante no desenvolvimento de habilidades linguísticas que são preditoras da compreensão leitora em anos escolares subsequentes.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Denise Dias; SPINILLO, Alina Galvão; LIMA, Ilka Dayanne Medrado. Compreensão de texto argumentativo em crianças. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 54, n. 2, p. 202-210, abr./jun. 2019.
BARETTA, Luciane; TOMITCH, Lêda Maria Braga; MCNAIR, Nicolas; LIM, Vanessa Kwan; WALDIE, Karen Elisabeth. Inference making while reading narrative and expository texts: An ERP study. Psychology & Neuroscience, [S. I.], v. 2, n. 2, p. 137-145, 2009.
BAŞTUĞ, Muhammet. Comparison of reading comprehension with respect to text type, grade level and test type. International Online Journal of Educational Sciences, [S. I.], v. 6, n. 2, p. 281-291, 2014.
BERNINGER, Virginia Wise; ABBOTT, Robert D. Listening comprehension, oral expression, reading comprehension and written expression: Related yet unique language systems in grades 1, 3, 5, and 7. Journal of Educational Psychology, [S. I.], v. 102, n. 3, p. 635-651, 2010.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; SPINILLO, Alina Galvão. Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos. Psicologia Reflexão e Crítica, [S. I.], v. 11, n. 2, p. 253-272, 1998.
BRANDÃO Ana Carolina Perrusi; OAKHILL, Jane. “How do you know this answer?” - Children’s use of text data and general knowledge in story comprehension. Reading and Writing, [S. I.], v. 18, p. 687-713, 2005.
CAIN, Kate; OAKHILL, Jane. Reading comprehension difficulties: Correlates, causes, and consequences. In: CAIN, Kate; OAKHILL, Jane. (ed.), Children´s comprehension problems in oral and written language: A cognitive perspective. New York: Guilford Press, 2007. p. 41-75.
COSCARELLI, Carla Viana. Reflexões sobre as inferências. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGUÍSTICA APLICADA, 6., 2002, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Faculdade de Letras, 2002. CD-ROM.
ÇAKIR, Ozler. The effect of textual differences on children’s processing strategies. Reading Improvement. ProQuest Educational Journals, [S. I.], v. 45, n. 2, p. 69-83, 2008.
DIAKIDOY, Irene-Anna N.; CHRISTODOULOU, Stelios A. FLOROS, Georgios; IORDANOU Kalypso; KARGOPOULOS, Philip V. Forming a belief: The contribution of comprehension to the evaluation and persuasive impact of argumentative text. British Journal of Educational Psychology, [S. I.], v. 85, n. 3, p. 300-315, 2015.
DIAKIDOY, Irene-Anna N.; IOANNOU, Melina C.; CHRISTODOULOU, Stelios A. Reading argumentative texts: comprehension and evaluation goals and outcomes. Reading and Writing, [S. I.], n. 30, v. 9, p. 1869-1890, 2017.
DIAKIDOY, Irene-Anna Nl. et al.. The relationship between listening and reading comprehension of different types of text at increasing grade levels. Reading Psychology, [S. I.], v. 26, n. 1, p. 55-80, 2005. DOI: 10.1080/02702710590910584.
GRAESSER, Arthur C.; SINGER, Murray; TRABASSO, Tom. Constructing inferences during narrative text comprehension. Psychological Review, [S. I.], v. 101, n. 3, p. 371-395, 1994.
HOOVER, Wesley A.; GOUGH, Philip B. The simple view of reading. Reading and Writing, [S. I.], v. 2, p. 127-60, 1990.
KENDEOU, Panayiora; BROEK, Paul van den. The effects of prior knowledge and text structure on comprehension processes during reading of scientific texts. Memory and Cognition, [S. I.], v. 35, n. 7, p. 1567 1577, 2007.
KENDEOU, Panayiora et al.. Predicting reading comprehension in early elementary school: The independent contributions of oral language and decoding skills. Journal of Educational Psychology, [S. I.], v. 101, n. 4, p. 765 778, 2009.
KIM, Young-Suk Grace. Directed and mediated effects of language and cognitive skills on comprehension of oral narrative texts (listening comprehension) for children. Journal of Experimental Child Psychology, [S. I.], v. 141, p. 101-120, 2016.
KING, Alison. Beyond Literal Comprehension: A strategy to promote deep understanding of text. In: McNAMARA, Danielle S. Reading Comprehension Strategies: theories, interventions and technologies. New York: Taylor & Francis Group, 2007. p. 267-290.
KINTSCH, Walter. Comprehension: a paradigm for cognition. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1998.
LEPOLA, Janne; LYNCH, Julie; LAAKKONEN, Eero; SILVÉN, Maarit; NIEMI, Pekka. The role of inference making and other language skills in the development of narrative listening comprehension in 4–6-year- old children. Reading Research Quarterly, [S. I.], v. 47, n. 3, p. 259-282, 2012.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
McNAMARA, Danielle S; OZURU, Yasuhiro; FLOYD, Randy G. Comprehension challenges in the fourth grade: the roles of text cohesion, text genre, and readers’ prior knowledge. International Electronic Journal of Elementary Education, [S. I.], v. 4, n. 1, p. 229-257, 2011.
McNAMARA, Danielle S. Reading Comprehension Strategies: theories, interventions and technologies. New York: Taylor & Francis Group, 2007.
MELO, Lianny Milenna de Sá. Compreensão de textos em crianças: uma análise das relações entre tipos de textos e inferências. 2017. 149 f. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
OZURU, Yasuhiro; BEST, Rachel; BELL, Courtney; WITHERSPOON, Amy; McNAMARA, Danielle S. Influence of question format and text availability on the assessment of expository text comprehension. Cognition and Instruction, [S. I.], v. 25, n. 4, p. 399-438, 2007.
SARAIVA, Rosália Alvim; MOOJEN, Sônia Maria Pallaoro; MUNARSKI, Roberta. Avaliação da compreensão leitora de textos expositivos: para fonoaudiólogos e psicopedagogos. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
SPINILLO, Alina. Galvão. A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In: MOTA, Marcia Peruzzi E.; SPINILLO, Alina Galvão. Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. p. 171-198.
SPINILLO, Alina Galvão; ALMEIDA, Denise Dias. Compreendendo textos narrativo e argumentativo: há diferenças? Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 66, n. 3, p. 115-132, 2014.
SPINILLO, Alina Galvão; HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas. Situações de leitura e o estabelecimento de inferências por crianças com dificuldades de compreensão de textos. In: ROAZZI, Antonio.; JUSTI, Francis Ricardo dos Reis; SALLES, Jerusa Fumagalli de (org.). A aprendizagem da leitura e da escrita: contribuições de pesquisas. São Paulo: Vetor, 2013. p. 131-164.
SPINILLO, Alina Galvão; MAHON, Érika da Rocha. “O que você acha que vai acontecer agora?” Um estudo sobre as inferências de previsão na compreensão de textos. In: NASCHOLD, Angela Chuvas et al.(org.). Aprendizado da leitura e da escrita: a ciência em interface. Natal: Ed. da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. p. 163-192.
TENGBERG, Michael; OLIN-SCHELLER, Christina. Developing critical reading of argumentative text: Effects of a comprehension strategy intervention. Journal of Language Teaching and Research, [S. I.], v. 7, n. 4, p. 635-645, 2016.
TOBIA, Valentina; BONIFACCI, Paola. The simple view of reading in a transparent orthography: The stronger role of oral comprehension. Reading and Writing, [S. I.], v. 28, n. 7, p. 939-957, 2015.
TOMPKINS, Virgina; GUO, Ying; JUSTICE, Laura M. Inference generation, story comprehension, and language in the preschool years. Reading and Writing, [S. I.], v. 26, p. 403-429, 2013.
van den BROEK, Paul; KENDEOU, Panayiora; LOUSBERG, Sandra; VISSER, Gootje. Preparing for reading comprehension: Fostering text comprehension skills in preschool and early elementary school children. International Electronic Journal of Elementary Education, [S. I.], v. 4, n. 1, p. 259-268, 2011.
WOLFE, Michael B. W. Narrative and expository text: independent influences of semantic associations and text organization. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, [S. I.], v. 31, n. 2, p. 359-364, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Letrônica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.