Usando Tarefas como um Procedimento de Pré-leitura para Melhorar a Compreensão Leitora de Textos Narrativos em L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.37508

Palavras-chave:

Compreensão leitora, Tarefas, Segunda língua, Pré-leitura

Resumo

Com base em pressupostos de que preparar o leitor para ler pode promover a compreensão leitora, esta pesquisa apresenta um estudo empírico no qual foram investigados os efeitos de tarefas de pré-leitura na compreensão de textos narrativos em segunda língua (L2). Nove estudantes de uma escola pública participaram da investigação e, para coletar dados, dois testes de compreensão leitora foram realizados pelos participantes logo após a leitura de cada texto. Como estímulo, dois textos foram selecionados. Na condição de tratamento, os participantes foram expostos às tarefas de pré-leitura propostas por Willis e Willis (2011), adaptadas ao contexto dessa pesquisa, antes da leitura de um texto narrativo. Na condição de controle, o outro texto recebeu um glossário no final da passagem. Os resultados evidenciaram que as tarefas de pré-leitura são capazes de promover a compreensão leitora de textos narrativos em L2. Esse resultado foi alcançado, uma vez que o desempenho individual de cada participante foi maior na condição de tratamento, endossando pesquisas anteriores sobre leitura. Além disso, essa pesquisa vai ao encontro da afirmação de Willis e Willis de que as tarefas de pré-leitura são benéficas para a compreensão da leitura de textos narrativos.

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Biografia do Autor

Dionatan Bastos Cardozo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Dionatan Bastos Cardozo has an M.A. in English Language and Literature from Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, from Universidade Federal de Santa Catarina, and an undergraduate degree in English and Portuguese from Universidade Federal do Rio Grande- RS.Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do Núcleo de Estudos em Leitura. Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Lêda M. B. Tomitch is a full professor at the Department of Foreign Languages and Literature from Universidade Federal de Santa Catarina. She was a visiting scholar at the Center for Cognitive Brain Imaging at Carnegie Mellon University- USA (1999-2000) and at the Research Centre for Cognitive Neuroscience at the University of Auckland- NZ (2018).

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Publicado

2021-03-19

Como Citar

Cardozo, D. B. ., & Tomitch, L. M. B. . (2021). Usando Tarefas como um Procedimento de Pré-leitura para Melhorar a Compreensão Leitora de Textos Narrativos em L2. Letrônica, 14(2), e38492. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.37508