Processamento dos afixos do PB: o reconhecimento de morfemas por crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26422Palabras clave:
Consciência morfológica, Processamento morfológico, Reconhecimento de afixos, Tarefas de reconhecimento, Aquisição da linguagemResumen
Este artigo discute como se dá o processamento de pseudopalavras formadas por um morfema-base e por afixos em crianças não alfabetizadas e em crianças que estão em processo de alfabetização, falantes nativas do Português Brasileiro (PB), por meio da aplicação da Tarefa de Reconhecimento de Pseudovocábulos, que avalia a capacidade de a criança reconhecer e processar os afixos do PB e verificar a interpretação do significado que cada afixo veicula ao juntar-se ao morfema lexical. A atividade foi composta por pseudopalavras que, em sua constituição, mostram afixos pertencentes ao PB; a combinação do morfema-base com o afixo deriva palavra não dicionarizada que poderia pertencer ao léxico da língua (ex.: descruel). Para tanto, foram contadas histórias aos sujeitos e, posteriormente, foram feitas perguntas relacionadas às pseudopalavras. O corpus foi constituído por dados de dezesseis crianças monolíngues, subdivididas em quatro faixas etárias. Os resultados apontaram que a maioria dos informantes interpretou o significado dos pseudovocábulos, indicando a capacidade que as crianças têm de refletir sobre a função e o significado dos morfemas. Os dados foram analisados com base em concepções teóricas da Aquisição da inguagem, da Aquisição da Morfologia e da Consciência Morfológica (BORGES, 2015; SEIXAS, 2007; LIMA, 2006, LORANDI, 2006).Descargas
Citas
BORGES, V. P. Consciência morfológica em crianças não alfabetizadas e em processo de alfabetização: produção e reconhecimento de morfemas. Dissertação (Mestrado) – UCPel, Pelotas, 2015.
BRYANT, P.; DEVINE, M.; LEDWARD, A.; NUNES, T. Spelling with apostrophes and understanding possession. British Journal of Educational Psychology, v. 67, p. 91-110, 1997. https://doi.org/10.1111/j.2044-8279.1997.tb01229.x
BRYANT, P.; NUNES, T.; AIDINIS, A. Different morphemes, same spelling problems: crosslinguistic developmental studies. In: Harris , M.; Hatano , G. (Ed.). Learning to read and write: a cross-linguistic perspective. Cambridge: Cambridge University Press. 1999. p. 112-133.
BRYANT, P.; NUNES, T. Morphology and spelling. In: Nunes , T. (Ed.). Handbook of children's literacy. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers. 2003. p. 162-214.
CARLISLE, J. F. Knowledge of derivational morphology and spelling ability in fourth, sixth and eighth graders. Applied Psycholinguistics, v. 9, p. 247-266. 1988. https://doi.org/10.1017/S0142716400007839
CARLISLE, J. F.; NOMANBHOY, D. Phonological and morphological awareness in first graders. Applied Psycholinguistics, v. 14, p. 177-195, 1993. https://doi.org/10.1017/S0142716400009541
CARLISLE, J. F. Morphological awareness and early reading achievement. In: L. FELDMAN (Org.). Morphological aspects of language processing. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. p. 189-211.
CARLISLE, J. F. Awareness of the structure and meaning of morphologically complex words: Impact on reading. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 12, p. 169-190, 2000. https://doi.org/10.1023/A:1008131926604
FIGUEIRA, R. A. Aquisição dos Verbos Prefixados por DES- em Português. Revista Palavra, Campinas, v. 5, parte IV, p. 190-211, 1999.
LIMA, P. A. N. de. Aquisição da morfologia do português brasileiro por crianças de dois a sete anos de idade: afixos e compostos. Dissertação (Mestrado) – UFRGS, Porto Alegre, 2006.
LORANDI, A. Formas morfológicas variantes na gramática infantil: um estudo à luz da Teoria da Otimidade. Dissertação (Mestrado) – PUCRS, Porto Alegre: 2006.
MACHADO, M. J. M. da C. Implicações da consciência morfológica no desenvolvimento da escrita. Dissertação (Mestrado) – Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa, 2011.
MELO, K. Compreendendo as relações entre consciência gramatical e habilidade de leitura e escrita: um estudo de intervenção. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.
NUNES, T.; BRYANT, P.,; BINDMAN, M. Morphological spelling strategies: Developmental stages and processes. Developmental Psychology, v. 33, p. 637-649, 1997a. https://doi.org/10.1037/0012-1649.33.4.637
NUNES, T.; BRYANT, P.; BINDMAN, M. Learning to spell regular and irregular verbs. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, v. 9, n. 5-6, p. 427-449, 1997b. https://doi.org/10.1023/A:1007951213624
NUNES, T.; BRYANT, P.; BINDMAN, M. Spelling and grammar: The necsed move. In: Perfeti , C.; Rieben , L.; Fayol , M. (Ed.). Learning to spell: research, theory and practice across languages. 1997c. p. 151-170.
NUNES, T. Developing children's minds through literacy and numeracy. University of London: Institute of Education, 1998.
ROSA, J. Morphological awareness and spelling development. Unpublished PhD Thesis – Department of Psychology, Oxford Brookes University, UK. 2003.
RUBIN, H. Morphological knowledge and early writing ability. Language and Speech, v. 31, p. 337-355, 1988. https://doi.org/10.1177/002383098803100403
SEIXAS, M. C. P. O desenvolvimento da consciência morfológica em crianças de 5 anos Dissertação (Mestrado) – Ualg, Faro, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.