O uso do jogo “Magic: The Gathering” no ensino de leitura em L2

Autores/as

  • Raimundo Nonato de Sousa Filho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26398

Palabras clave:

Leitura em L2, Magic, The Gathering, Processos de leitura.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo explorar de que maneiras o Trading Card Game (TCG) Magic: The Gathering (MTG) pode ser usado para o ensino de leitura em L2. Especificamente, o estudo aborda como o MTG pode nortear a ativação dos processos de leitura como decodificação, compreensão literal, compreensão inferencial e monitoramento da compreensão. Em relação ao método aplicado nesse estudo, foi feita uma seleção de cartas de MTG de uma coleção lançada recentemente chamada Kaladesh. Ademais, para a análise, foi levado em consideração o fato de os prováveis leitores serem jogadores de MTG em contraposição a não jogadores, já que a falta de Schemata para o jogo pode comprometer a execução de processos de leitura mais complexos. Além disso, a análise foi baseada no modelo de processos de leitura de Gagné et al. (1993), e os procedimentos de análise consistiram na explicação de como os textos nas cartas podem desencadear a execução dos processos de leitura. Como resultado, a análise sugere que o MTG de fato possui potencial para fomentar a execução dos processos de leitura já que as cartas contêm textos na forma de instruções e ou efeitos, os quais são formas autênticas de insumo. Este insumo, todavia, demanda o conhecimento declarativo dos jogadores leitores, tanto em L2 quanto em MTG.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raimundo Nonato de Sousa Filho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários da UFSC (Bolsista CAPES)

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Letras-Inglês, com pós-doutorado na área de neurociências pela Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC.

Citas

AND ERS ON, T. A. F.; REYN OLDS , B. L.; YEH, X. P.; HUANG, G. Z. Video games in the English as a foreign language classroom. In: Eisenberg, M.; Ki nshuk, M. Chang; McGreal , R. (Ed.). The second IEEE international conference on digital game and intelligent toy enhanced learning. 2008. p. 188-192. 10.1109/DIGITEL.2008.39

AL-KIALBI, A. The place of reading comprehension in second language acquisition. Journal of Literature, Languages and Linguistics, v. 6, p. 14-21, 2015.

AL-MAHROOQI, R.; Roscoe, A. A. Introduction. In: Al-Mah roo qi, R.; Roscoe , A. A. Focusing on EFL reading: Theory and practice. Newcastle upon Tyne, UK : Cambridge Scholars Publishing, 2014. p. viii-xvi.

CHIKALANGA, Israel. A suggested taxonomy of inferences for the reading teacher. Reading in a foreign language. v. 8, n. 2, p. 697-709, 1992.

CHIKHANI, R. The history of gaming: An evolving community. 2015, October 31. Available at: <https://techcrunch.com/2015/10/31/the-history-of-gaming-an-evolvingcommunity/>. (Access: 2016 Dec. 03).

ENTERTAINMENT SOFTWARE ASS OCIATION. Essential facts about computer and video game industry. (2012) Sales Demographic and Usage Data. 2015. Available at: <http://www.theesa.com/wp-content/uploads/2015/04/ESA-Essential-Facts-2015.pdf>.

GAGNÉ , E. D.; YEKOVICH, C. W.; YEKOVICH, F. R. The cognitive psychology of school learning. Ch. 12: Reading (p. 267-312). New York: Harper Collins College Publishers, 1993.

GERB ER, R.; TOMITCH, L. Leitura e cognição: Propósitos de leitura diferentes influem na geração de inferências? Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 30, n. 2, 2008. 10.4025/actascilangcult.v30i2.6001

GONZÁ LEZ-LHORET, M,; ORTEGA, L. Technology-mediated TBLT: Researching technology and tasks. Manoa, Hawaii: John Benjamins Publishing Company, 2014.

HADZ INSKY , C. A Look into the Industry of Video Games Past, Present, and Yet to Come. (Senior Theses). 2014. Available at: <http://scholarship.claremont.edu/cmc_theses/842>.

HAGEN, Å. M.; BR AASCH, J. L. G.; BR ATEN, I. Relationships between spontaneous note-taking, self-reported strategies and comprehension when reading multiple texts in different task conditions. Journal of Research in Reading, v. 37, p. 141-157, 2014. 10.1111/j.1467-9817.2012.01536.x

KOPFLER, E.; OSTERW EIL, S.; GROFF, J.; HAAS, J. The instructional power of digital games, social networking simulations and how teachers can leverage them. 2009. Available at: .

LEBR AM, M.; ENGSTRÖ M, H.; GUS TAVSS ON, H. A Driving Simulator Based on Video Game Technology. 2006. Available at: <http://www.bing.com/cr?IG=B5047E1A8714499E80C36966A3668594&CID=0DB A7E1820E6601A28C377FA21D76183&rd=1&h=VvNnATQT0IcvBP nB4nfWD _mqImsdBKW ArvuEDPOekB0&v=1&r=http://www.ep.liu.se/ecp/019/008/

ecp01908.pdf&p=DevEx,5084.1>.

MCDONOUGH, L.; MAND LER, J. M.; MCKEE, R. D.; SQU IRE, L. R.. The deferred imitation task as a nonverbal measure of declarative memory. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 92, n. 16, p. 7580-7584, 1995.

MILLER, M.; HEGELHEIMER, V. The SIMs meet ESL: Incorporating authentic computer simulation games into the language classroom. Interactive technology and smart education, v. 3, n. 4, p. 311-328,

10.1108/17415650680000070

MOHEBB I, Z.; MOHEBB I, H. Unpacking the black box of lexical inferencing: briefing the factors affecting L2 learners’ lexical inferencing. Advances in Social Sciences Research Journal, v. 1, n. 5, p. 22-28, 2014. Available at: <http://scholarpublishing.org/index.php/ASSRJ/article/view/241>.

NAHATAME, S. Strategic processing and predictive inference generation in L2 reading. Reading in a Foreign Language, v. 26, n. 2, p. 54-77, 2014.

RANALLI, J. Learning English with The Sims: exploiting authentic computer simulation games for L2. Computer Assisted Language Learning, v. 21, n. 5, p. 441-455, 2008. Available at: <http://www.tandf.com/10.1080/09588220802447859>.

ROSS ER, J. C.; LYN CH, P. J.; CUDD IHY, L.; GENTILE, D. A. The impact of video games on training surgeons in the 21st century. Archives of surgery, v. 142, n. 2, p. 181, 2007. 10.1001/archsurg.142.2.181

TALAK-KIRYK , A. Using games in a foreign language classroom. MA TESOL Collection. Paper 484. 2010.

THOMAS, M.; REIND ERS , H. Task-based language learning and teaching with technology. London, UK : Continuum, 2010.

Descargas

Publicado

2018-03-23

Cómo citar

Sousa Filho, R. N. de, & Tomitch, L. M. B. (2018). O uso do jogo “Magic: The Gathering” no ensino de leitura em L2. Letrônica, 10(2), 775–788. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2017.2.26398