Da Teoria da Argumentação na Língua à análise dos discursos: como se pode explicar o sentido construído pela língua?

Autores/as

  • Carolina Knack Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Estudo do texto, teorias enunciativas, encadeamento argumentativo.

Resumen

Este trabalho toma a Teoria da Argumentação na Língua em sua fase atual, a saber, a Teoria dos Blocos Semânticos, desenvolvida por Oswald Ducrot e Marion Carel, como embasamento teórico para fins de empreender uma breve análise de um artigo de opinião, o qual se intitula O brasileiro não lê, de autoria de Danilo Venticinque (Revista Época). Com o objetivo de explicar como a língua constrói os sentidos instaurados nesse artigo e de refletir sobre as implicações da referida teoria em contexto de ensino, busca-se, primeiramente, abordar os pressupostos filosóficos que sustentam tal teoria. Passando por Platão, Saussure e Benveniste, dá-se relevo às noções de alteridade, relação, valor e agenciamento. Em seguida, sintetizam-se os principais conceitos mobilizados pela teoria da argumentação, em especial o de encadeamento argumentativo, para realizar a análise do artigo. Por fim, desenvolvem-se algumas reflexões acerca das implicações desse percurso teórico-analítico para o contexto de ensino.

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Biografía del autor/a

Carolina Knack, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Estudos da Linguagem, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre na mesma linha de pesquisa (UFRGS) e especialista em Estudos Linguísticos do Texto (UFRGS). 

Publicado

2014-05-13

Cómo citar

Knack, C. (2014). Da Teoria da Argumentação na Língua à análise dos discursos: como se pode explicar o sentido construído pela língua?. Letrônica, 6(2), 471–493. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/14866