Uma proposta de Escala de Robustez para a aquisição fonológica do PB

Autores

  • Cristiane Lazzarotto Volcão Unipampa

Palavras-chave:

aquisição fonológica, fonologia, traços distintivos, contrastes fonológicos, robustez

Resumo

O estudo da aquisição fonológica de uma língua pressupõe o entendimento do funcionamento de duas unidades importantes: segmentos e traços. As teorias fonológicas têm permitido esse entendimento, a partir de suas predições, enquanto que os estudos empíricos têm possibilitado que a teoria seja revisada de forma constante, para que possa explicar os fenômenos observados, quando não previstos por suas hipóteses. Nesse contexto, este artigo pretende analisar a proposta teórica de Clements ([2005, 2009), referentemente ao Princípio Fonológico da Robustez, e verificar se o processo de aquisição fonológica do Português Brasileiro (PB) também é regido por esse princípio. O estudo constatou que há evidências favoráveis entre o que prediz a proposta do autor e a análise dos dados da aquisição. Contudo, algumas questões foram reinterpretadas para dar conta do processo de aquisição de uma língua em particular, o que resultou na proposta de uma Escala de Robustez de coocorrências de traços para a aquisição fonológica do PB.

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Biografia do Autor

Cristiane Lazzarotto Volcão, Unipampa

Professora Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Curso de Letras. Área: Língua Portuguesa e Linguística

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Publicado

2010-10-08

Como Citar

Volcão, C. L. (2010). Uma proposta de Escala de Robustez para a aquisição fonológica do PB. Letrônica, 3(1), 62–80. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/letronica/article/view/6964

Edição

Seção

Linguística Tópico 1: Aquisição de língua materna; Ensino da língua materna