Representação da violência psicológica contra a criança e sua superação em Corda bamba, de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44269

Palavras-chave:

Cultura, Literatura, Violência psicológica, Identidade, Criança

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a representação da violência contra a criança na obra de literatura infantojuvenil Corda bamba (2018), de Lygia Bojunga. Compreende-se a violência como toda ação que aniquila ou reduz a dignidade de alguém, aspecto que, fazendo parte da relação entre indivíduos, presentifica a concepção de identidades. Como a criança, em sua relação com o adulto, é visualizada como um outro, concebe-se a violência contra esse grupo social a partir da perspectiva da constituição identitária. Sob esse ângulo, analisa-se Corda bamba (2018), narrativa em que a violência psicológica contra a criança e a negação de sua identidade se manifestam sob um falso véu de cuidado e de proteção. O artigo demonstra que Lygia Bojunga lança mão de estratégias narrativas e do simbolismo da linguagem para compor seu texto, o qual, ainda que possibilite interpretações diversas, exige um posicionamento do leitor diante do tratamento dispensado à criança, transformando-se em objeto de conhecimento e de reflexão sobre a realidade representada.

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Biografia do Autor

Amanda Santos da Silveira Fernandes, Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Novo Hamburgo/RS, Brasil.

Possui mestrado no Programa de Pós-Graduação Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (2022) e graduação em Licenciatura em Letras – Português/Inglês pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2020). Atuou de 2018 a 2022 como professora da Rede Pública Estadual no Rio Grande do Sul. É bolsista CAPES de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais.

Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale, Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Novo Hamburgo/RS, Brasil.

Professora e pesquisadora na Universidade Feevale, bolsista em Produtividade do CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa “Ficção de Machado de Assis: sistema poético e contexto”. Entre suas produções que têm a literatura infanto-juvenil por tema, destacam-se o livro Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental (2006), publicado pela Editora Artmed, a organização do livro Texto Literário – Resposta ao desafio da formação de leitores (2017), publicado pela Oikos Editora, e inúmeros artigos.

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Santos da Silveira Fernandes, A., & Assmann Saraiva, J. (2023). Representação da violência psicológica contra a criança e sua superação em Corda bamba, de Lygia Bojunga. Letrônica, 16(1), e44269. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44269

Edição

Seção

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL CONTEMPORÂNEA