Ultrapassando os limites entre o natural e o cultural

Uma revisão neuropsicolinguística sobre a aquisição da leitura

Palavras-chave: Alfabetização, Reconhecimento dos sons da fala, Cognição

Resumo

O presente artigo tem por objetivo revisar o panorama atual e abrangente sobre a base neurocognitiva da aquisição da leitura. Mesmo sendo a leitura uma atividade estabelecida a partir de pressões socioculturais, resultado de processos custosos de aprendizagem explícita e instrução formal, a literatura indica que seu aprendizado se dá sob cognições naturais, de forma análoga a que acontece no processamento auditivo dos sinais da fala. Aqui, discutimos tais perspectivas, buscando sinalizar como essas descobertas da neurociência e da psicolinguística podem e devem impactar o ensino de leitura tornando essa aprendizagem cada vez mais efetiva, de modo a contribuir para a construção da autonomia e da cidadania do indivíduo.

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Biografia do Autor

Isadora Rodrigues de Andrade, Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); integrante do Laboratório ACESIN – Laboratório de Acesso Sintático, associado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); pesquisadora visitante do Laboratório LAPROS – Aquisição da Linguagem, Processamento e Sintaxe, associado ao Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, SP, Brasil; e bolsista CAPES.

Aniela Improta França, Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora associada do Departamento de Linguística da UFRJ, membro do Espaço Alexandria (EA-UFRJ) e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ); coordenadora do Laboratório de Acesso Sintático – ACESIN; pesquisadora do CNPq; cientista do Nosso Estado da FAPERJ; membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE); coordenadora do projeto de internacionalização da Pós-Graduação em Linguística da UFRJ junto ao Projeto CAPES-PrInt (quadriênio 2018-2022); e diretora adjunta da Pós-Graduação da Faculdade de Letras (2020-2022) da mesma instituição..

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Publicado
2021-06-09
Como Citar
Andrade, I. R. de, & França, A. I. . (2021). Ultrapassando os limites entre o natural e o cultural: Uma revisão neuropsicolinguística sobre a aquisição da leitura. Letrônica, 14(2), e38747. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38747