Componentes essenciais na aquisição da linguagem escrita

Revisão da literatura no período 2015 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38730

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem escrita, Ciências cognitivas, Revisão de literatura

Resumo

Este artigo apresenta revisão da literatura brasileira no período de 2015 a 2020 com os objetivos de: a) mapear as pesquisas brasileiras recentes sobre aquisição da linguagem escrita com foco nas ciências cognitivas da leitura; b) categorizar a produção sobre os componentes essenciais na alfabetização; c) identificar as principais tendências; e d) apontar áreas potenciais para o desenvolvimento do tema. Foi realizada busca nas bases de dados Periódicos CAPES e SciELO para estudos relacionados aos seis componentes essenciais da alfabetização: consciência fonêmica; instrução fônica sistemática; fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; e produção escrita. Após aplicação dos critérios de exclusão 18 referências foram mantidas, sumarizadas e analisadas pelas autoras. Os resultados indicam que, dentre os artigos situados na perspectiva das ciências cognitivas da leitura, as pesquisas sobre consciência fonêmica e fonológica são predominantes (13 dos 18 estudos revisados), e este componente aparece, na maioria dos trabalhos, relacionado com outras habilidades para aquisição da linguagem. Também foi verificado que a maior parte dos estudos (15 dos 18 estudos) encontra relações fortes ou decisivas entre o desenvolvimento dos componentes essenciais e a aquisição da linguagem escrita.

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Biografia do Autor

Marina Lara Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Educação e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia, MG, Brasil.

Maria Regina Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade de Louvain, na Bélgica, com pós-doutorado na Universidade da Califórnia, USA, e no Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica, em Paris; professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP).

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Publicado

2021-03-19

Como Citar

Rodrigues, M. L. ., & Maluf, M. R. (2021). Componentes essenciais na aquisição da linguagem escrita: Revisão da literatura no período 2015 a 2020. Letrônica, 14(2), e38730. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38730