Compreensão de textos de diferentes tipos por crianças da Educação Infantil

Palavras-chave: Compreensão oral de textos, Tipos de textos, Inferências, Educação infantil

Resumo

O estudo investigou a compreensão oral de textos narrativos, expositivos e argumentativos em crianças da Educação Infantil. O objetivo principal foi examinar se o nível de compreensão variaria em função do tipo de texto e identificar a natureza das dificuldades experimentadas pelas crianças em relação ao estabelecimento de inferências em cada um desses textos. Trinta crianças (média de idade de 5 anos e 8 meses) foram solicitadas a responder perguntas de natureza inferencial (causal e estado) sobre cada um dos textos que lhe foram lidos. Verificou-se que o nível de compreensão variava em função dos textos, visto que as crianças tinham mais facilidade em compreender o texto narrativo que os demais textos. Por outro lado, apresentaram o mesmo nível de dificuldade no texto expositivo e argumentativo. A principal dificuldade identificada foi em relação à compreensão das relações de causalidade no texto expositivo. Implicações educacionais são discutidas no sentido de promover intervenções precoces para desenvolver a compreensão oral de textos antes mesmo que a criança saiba ler. Essa implicação confere à Educação Infantil papel relevante no desenvolvimento de habilidades linguísticas que são preditoras da compreensão leitora em anos escolares subsequentes.

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Biografia do Autor

Jacqueline Travassos de Queiroz, Universidade de Pernambuco, Garanhuns, PE, Brasil.

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil. Membro Núcleo de Estudos em Educação Cognitiva (do NUEEC), da Universidade de Pernambuco (UPE), em Recife, PE, Brasil; professora adjunta da UPE, em Garanhuns, PE, Brasil, no Departamento de Psicologia. Psicóloga Escolar e Educacional.

Alina Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Professora Titular da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; atua como docente e orientadora de alunos de Graduação, de mestrado e de doutorado. Líder no Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (NUPPEM); pesquisadora Nível 1 do CNPq.

Lianny Melo, Centro Universitário Brasileiro, Recife, PE, Brasil

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, PE, Brasil; professora do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), em Recife, PE, Brasil. 

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Publicado
2021-06-10
Como Citar
Queiroz, J. T. de ., Spinillo, A., & Melo, L. (2021). Compreensão de textos de diferentes tipos por crianças da Educação Infantil. Letrônica, 14(2), e38590. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38590