We don’t need no education: Escola Sem Partido de quem e para quem?

Palavras-chave: Ideologia, Escola, Ensino, Autonomia, Projeto de lei

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o Projeto de Lei Escola Sem Partido (PL 7.180/2014), que tramita na Câmara dos Deputados desde 2014, cuja finalidade é findar uma suposta doutrinação ideológica às quais os alunos estariam sendo submetidos por seus educadores nas escolas. Assim, pretendemos discutir questões como a existência de Ideologia no ensino e que tipo de ideologia se quer extinguir. Serão abordados aspectos referentes à liberdade e à autonomia das escolas, alunos e professores, e como o referido projeto atuaria e as suas possíveis implicações. O método de análise utilizado para esse fim é o da Análise de Discurso de linha francesa (AD), de Michel Pêcheux, um dispositivo teórico-analítico, cujo tripé teórico envolve três áreas distintas: a Linguística, a Psicanálise e o Materialismo Histórico. Portanto, pretendemos elucidar termos próprios da teoria para que possamos partir para as questões analíticas do texto do projeto Escola Sem Partido, bem como de suas contrapropostas, o Projeto Escola Livre (PL 6.005/2016) e a Política Nacional de Liberdade para Aprender e Ensinar (PL 10.997/2018), visando verificar como esses projetos que dizem respeito ao mesmo tema, mas com objetivos distintos, significam no Brasil dos dias atuais.

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Biografia do Autor

Rosely Diniz da Silva Machado, Universidade Federal do Rio Grande, (FURG), Rio Grande, RS

Doutora em Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil), professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em Rio Grande, RS, Brasil.

Letícia Rosaura da Silva Maass, Universidade Federal do Rio Grande, (FURG), Rio Grande, RS

Mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande, RS, Brasil) e bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande, RS, Brasil).

           

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Publicado
2020-02-26
Como Citar
Machado, R. D. da S., & Maass, L. R. da S. (2020). We don’t need no education: Escola Sem Partido de quem e para quem?. Letrônica, 13(2), e36233. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.2.36233