Avaliação de softwares educacionais indicados ao aprendizado inicial da leitura e da escrita

Autores

  • Catiane Sillva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ronei Guaresi Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23566

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizado, Escrita, Leitura, Softwares educacionais

Resumo

O presente estudo insere-se no contexto de ensino e aprendizado inicial da leitura e da escrita ao avaliar softwares com indicação para casos de aprendizado aquém do esperado. Configura-se como um estudo experimental de dois grupos divididos de forma aleatória e avaliados por meio de pré-testagem e pós-testagem, considerando duas variáveis: desempenho em leitura e em escrita. Cada grupo foi submetido a uma das ferramentas pedagógicas durante um mês, 30 minutos diários, totalizando 10h por informante. Os resultados mostram que os softwares foram eficazes, em especial com os estudantes com ínfimos resultados no pré-teste, o que justifica a recomendação dessas ferramentas como apoios complementares no processo de alfabetização em caso de estudantes com aprendizado aquém do esperado para a idade. Observamos que os softwares, explorando atividades de consciência fonológica, provocam mudança num nível linguístico caro para nosso sistema de escrita, nível fonológico, e isso influencia outros níveis linguísticos e favorece cognitivamente a aquisição e o aprendizado inicial da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Catiane Sillva Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Estudos da Lingua(gem) e Ensino e Aprendizado Típico e Atípico da Escrita. Os temas de interesse em pesquisa na área de Linguística são: aquisição da escrita em língua materna, funcionamento e fisiologia da linguagem no cérebro, patologias na aquisição da linguagem, dislexia, processamento cognitivo da leitura e da escrita, compreensão leitora, teorias cognitivas, aprendizagem implícita, ensino da língua materna, tecnologia aplicada à educação. .

Ronei Guaresi, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professor adjunto do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na aquisição e no aprendizado da leitura e da escrita em língua materna. Os temas de interesse em pesquisa são: funcionamento e fisiologia da linguagem no cérebro; aprendizado típico e atípico da leitura e da escrita; preditores linguísticos, cognitivos e psicossociais de aprendizado; compreensão leitora;tecnologia aplicada à educação.

 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Santos, C. S., & Guaresi, R. (2016). Avaliação de softwares educacionais indicados ao aprendizado inicial da leitura e da escrita. Letrônica, 9(2), 226–240. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23566