Oficina de leitura e escrita inspirada em literatura, cinema e fantástico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23551

Palavras-chave:

Escrita, Leitura, Literatura, Cinema, Fantástico

Resumo

Na época atual, a linguagem não verbal vem ganhando espaço e sendo explorada por seu caráter pedagógico em sala de aula. Neste artigo, é possível observar que, enquanto a linguagem do cinema utiliza recursos de som e imagem, a linguagem da literatura induz o leitor a imaginar o que se passa além das palavras a partir de sua experiência pessoal. Nesse sentido, foi realizada uma oficina de processos de leitura e escrita, em um curso de graduação de licenciatura em letras, baseada em trechos da versão escrita (LOWRY, 2014) e da versão fílmica (NOYCE, 2014) da obra O Doador de Memórias (The Giver, 1983). A oficina teve como objetivos promover a interação e a reflexão sobre a leitura de sentidos de palavras em diferentes contextos e suportes, bem como o estímulo da produção escrita espontânea e criativa, a apresentação de múltiplas visões dos alunos e a colocação deles como sujeitos no processo. Como fator instigante, a obra ficcional utilizada  presentava características do fantástico. O artigo encontra embasamento para interação e contextualização em Bakhtin, Garcez, Scnheuwly, Rodrigues; Cerutti-Rizatti e Kleiman, o conceito de fantástico em Todorov e a relação entre obras fílmicas e literárias em Bourdieu, Fabris e Duarte.

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Biografia do Autor

Alessandra da Rosa Trindade Camilo, Centro Universitário Ritter dos Reis

Doutoranda em Letras (leitura e processos culturais) no PPGLET da UniRitter, Mestre em Educação e Estudos Culturais pela ULBRA, atualmente, compõe o corpo docente do Curso de Letras da UniRitter, onde também atua como coordenadora de ensino.

Simone Becker, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestranda em Letras (Linguagem e Aprendizagem) no PPGLET da UniRitter. Graduada em Letras-Inglês e respectivas Literaturas. Atualmente é bolsista da CAPES no mestrado.

Valdirene Alves Fontanella, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestranda em Letras (Linguagem, Discurso e Sociedade) no PPGLET da UniRitter, Especializada em Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa pela UniRitter. Graduada em Letras- Língua Portuguesa - Língua Inglesa e respectivas literaturas.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Camilo, A. da R. T., Becker, S., & Fontanella, V. A. (2016). Oficina de leitura e escrita inspirada em literatura, cinema e fantástico. Letrônica, 9(2), 282–294. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23551