Alteridade, ética e educação no cotidiano da pandemia da COVID-19

O presente que nos interpela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-4012.2022.1.41771

Palavras-chave:

Alteridade, Ética, Educação COVID-19

Resumo

Este artigo, fundamentado em uma pesquisa teórica, apresenta temáticas de alteridade, ética e educação informal evidenciadas no período pandêmico compreendido entre março de 2020 e janeiro de 2021, início da campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil. O tratamento argumentativo dado às questões tem como objetivo alargar a compreensão de vivências do cotidiano desta pandemia em relação à visão de mundo e à dimensão da existência humana, com ancoragem em elementos da alteridade segundo Levinas e na racionalidade de Kant. Dessa forma, a condução metodológica adotada relaciona os fatos aos pensamentos dos autores, estabelecendo uma forma de diálogo com a realidade. O estudo se conclui com a crença de que o caminho da humanidade é possível de ser alterado pela adoção de outro rumo na prática e nos encaminhamentos éticos de preservação da vida no planeta e da natureza do homem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleusa Távora de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Licenciada em Matemática e Especialista em Psicologia nas Organizações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Aluna especial no Programa de Pós- Graduação em Educação – Mestrado da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em Porto Alegre, RS, Brasil, nos anos 2020 e 2021.

Referências

AMORIM, Ana Paula Dezem. A justiça em Aristóteles: estudo sobre o caráter particular da justiça aristotélica. Revista Eletrônica da Faculdade de direito Franca, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 70-89, 2011. Disponível em: https://www.revista.direitofranca.br/index.php/refdf/article/view/90. Acesso em: 20 jul. 2022.

CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

KANT, Immanuel. Sobre a educação. 2. ed. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1999.

KLEIN, Joel Thiago. Prudência e moral na filosofia política de Kant. Estudos kantianos, Marília, v. 5, n. 01, p. 159-178, jan./jun. 2017.

LEVINAS, Emmanuel. Totalidade e infinito. Lisboa: Almedina, 2020.

LINHARES, Layla Corrêa. Mapeamento da Resiliência de Graduandos de Enfermagem. 2020. Monografia (Trabalho de conclusão do curso de Enfermagem) – Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2020. Disponível em: https://sobrare.com.br/Uploads/20200811. Acesso em: 27 set. 2020.

MATE, Reyes. Tratado de la injusticia. Barcelona: Anthropos, 2011.

MEZZOMO, Cacilda J. C. Justiça em Kant. 2019. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/4357;jsessionid=D596194ACCA40F0C50A71F2A64EBD821. Acesso em: 12 out. 2020.

OLIVEIRA, Mário Nogueira. A educação na ética Kantiana. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 447-460, set./dez. 2004.

PELIZZOLI, Marcelo. Notas para compreender Levinas. In: SOUZA, Ricardo Timm de; FARIAS, André Brayner de; FABRI, Marcelo (org.). Alteridade e Ética: Obra Comemorativa dos 100 anos de nascimento de Emmanuel Levinas. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 273-291.

RUIZ, Castor B. Emmanuel Levinas, Alteridade & Alteridades: Questões da Modernidade e a Modernidade em questão. In: SOUZA, Ricardo Timm de; FARIAS, André Brayner de; FABRI, Marcelo (org.). Alteridade e Ética: Obra Comemorativa dos 100 anos de nascimento de Emmanuel Levinas. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 117-148.

SAVI NETO, Pedro. Educação e dever de memória: as possibilidades de emancipação na sociedade de mercado. Revista FAEEEBA, Salvador, v. 28, n. 54, p. 111-124, jan./abr. 2019.

QUEST_Resiliência. In: Sobrare. [S. l.], 2021. Disponível em: https://sobrare.com.br/historia-do-quest_resiliencia. Acesso em: 2 set. 2021.

SOUZA, José Tadeu Batista de. O Infinito do Direito à Justiça. In: RIBEIRO JÚNIOR, Nilo; AGUIAR, Diogo; RIAL, Gregory; CARVALHO, Felipe de. (org.). Amor e Justiça em Levinas. São Paulo: Perspectiva, 2018. p. 203-216.

SOUZA, Ricardo Timm de. “Só há uma expressão para a verdade: o pensamento que nega a injustiça” Levinas e Adorno. In: SOUZA, Ricardo Timm de; FARIAS, André Brayner de; FABRI, Marcelo (org.). Alteridade e Ética: Obra Comemorativa dos 100 anos de nascimento de Emmanuel Levinas. Porto Alegre: Edipucrs, 2008. p. 389-399.

YUNES, Maria Angela Mattar. Psicologia Positiva e Resiliência: O foco no indivíduo e na família. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, num. esp., p. 75-84, 2003.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Carvalho, C. T. de. (2022). Alteridade, ética e educação no cotidiano da pandemia da COVID-19: O presente que nos interpela. Intuitio, 15(1), e41771. https://doi.org/10.15448/1983-4012.2022.1.41771

Edição

Seção

Ética e Filosofia Política