A Filosofia e seu ensino: um caminho sobre o qual se está a caminho
Keywords:
Competências. Ensino. Filosofia. Habilidades. Metodologia.Abstract
O trabalho parte de uma análise reflexiva sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, que visam efetivar a Lei de Diretrizes e Bases, a Lei 9394/96, enfocando competências e habilidades a serem desenvolvidas no Ensino Médio na disciplina escolar de Filosofia, necessários ao exercício da cidadania, unindo teoria e vida cotidiana. Se propõe a refletir sobre as metodologias utilizadas no Ensino de Filosofia no secundário enfatizando metodologias alternativas às mais utilizadas no presente, partindo da pergunta "o que é isso a filosofia?". Divide-se em alguns momentos: no primeiro apresenta as questões que movem a reflexão, depois analisa a legislação da educação brasileira. Destaca e reflete a temática das competências e habilidades e analisa a utilização de temas transversais no ensino de filosofia, possibilitando o alcance dos objetivos descritos pelos PCNEMs e sobre práticas de ensino de filosofia enfocando as competências e habilidades, oferecendo pressupostos para a releitura e prática de temas filosóficos no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Intuitio implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Intuitio as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.