A gênese do conceito de imagem em Deleuze: notas sobre a imagem dogmática, a imagem pictural e a imagem cinematográfica
Keywords:
imagem, cinema, pinturaAbstract
Este trabalho tem como objetivo percorrer, juntamente com Deleuze, os caminhos que concorrem para a formação do conceito de imagem no interior de seu pensamento. O ponto de partida seria então a abordagem da imagem dogmática do pensamento sob um viés crítico em capítulos de suas obras da década de 60 - Diferença e Repetição (1968), Nietzsche e a Filosofia (1962) e Proust e os signos (1964) – e o ponto de chegada seria o momento em que podemos observar uma extensão de sua filosofia da diferença em seus estudos em torno da pintura de Francis Bacon - em seu livro Francis Bacon – Lógica da sensação (1981), e a imagem cinematográfica moderna - em seu livro Imagem-tempo (1985).
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Intuitio implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Intuitio as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.