A gênese do conceito de imagem em Deleuze: notas sobre a imagem dogmática, a imagem pictural e a imagem cinematográfica

Autores

  • Ludymylla Maria Gomes de Lucena (UFOP) Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

imagem, cinema, pintura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo percorrer, juntamente com Deleuze, os caminhos que concorrem para a formação do conceito de imagem no interior de seu pensamento. O ponto de partida seria então a abordagem da imagem dogmática do pensamento sob um viés crítico em capítulos de suas obras da década de 60 - Diferença e Repetição (1968), Nietzsche e a Filosofia (1962) e Proust e os signos (1964) – e o ponto de chegada seria o momento em que podemos observar uma extensão de sua filosofia da diferença em seus estudos em torno da pintura de Francis Bacon - em seu livro Francis Bacon – Lógica da sensação (1981), e a imagem cinematográfica moderna - em seu livro Imagem-tempo (1985). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-11-26

Como Citar

Maria Gomes de Lucena (UFOP), L. (2013). A gênese do conceito de imagem em Deleuze: notas sobre a imagem dogmática, a imagem pictural e a imagem cinematográfica. Intuitio, 6(2), 39–48. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/intuitio/article/view/13650

Edição

Seção

Artigos