O Museu Regional do Iguaçu e suas audiências

narrativas institucionais e autobiográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.38899

Palavras-chave:

História Pública, Audiências, Museus, Narrativas, Autobiografia

Resumo

Este artigo examina as linguagens discursivas que o Museu Regional do Iguaçu construiu para si e para o seu público, associadas à preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural. Na segunda abordagem, são analisados os públicos das exposições museológicas nas redes sociais e formas de interação com o Museu Regional do Iguaçu. Partindo dos conceitos e práticas em história pública, o objetivo é contribuir para o planeamento de exposições e estudar a relação entre o acervo museológico e seus públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Kobelinski, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), União da Vitória, Paraná, Brasil

Doutor em História, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP, professor da Universidade Estadual do Paraná, (UNESPAR), em União da Vitória, PR, Brasil.

Referências

ANDREAS, Etges, IRMGARD, Zündorf, MACHCEWIC (eds.). In: History and Politics and the Politics of History: Poland and Its Museums of Contemporary History, International Public History, 2018. Available at: https://www.degruyter.com/view/j/iph.2018.1.issue-1/iph-2018-0006/iph-2018-0006.xml Access on: mar 13 2019.

ARTHIÈRES, Philippe. Le livre des vies coupables: autobiographies des criminels (1896-1909). Paris: Albin Michel, 2000.

BOLLO, A., MILANO, C. Da, GARIBOLDI, A., TORCH, C. Study on Audience Development. How to place audiences at the centre of cultural organizations: Final Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.

________. Study on audience development. How to place audiences at the centre of cultural organisations: catalogue – case studies. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017.

BRUNO, Giuliana. Atlas of emotion: Journeys in art, Architecture, and Film. New York, New Left Books, 2018.

CAUVIN, Thomas. Public History: A Textbook of Practice. New York, Routledge, 2016.

CAUVIN, Thomas. Campo nuevo, prácticas viejas: Promesas y desafíos de la historia pública. Hispania Nova Revista de Historia Contemporánea, n. 1, p. 7-51, 2020. Available at: https://e-revistas.uc3m.es/index.php/HISPNOV/article/view/5365 Access on: may 7 2020.

CHANG, Man Yu. Sistema Faxinal: uma forma de organização camponesa em desagregação no Centro-sul do Paraná. Londrina: IAPAR, 1988.

CLAVERT, Frédéric & NOIRET, Serge (eds.). L’histoire contemporaine à l’ère numérique - Contemporary History in the Digital Age. Bruxelles: Peter Lang, 2013.

COPEL. Museu Regional do Iguaçu. Disponível em https://www.copel.com/hpcopel/hotsite_museu/ Access on: nov 20 2019.

COPEL. Museu Regional do Iguaçu (Folder). Curitiba, Copel, s.d.

COPEL. Relatório de Impacto Ambiental, Curitiba, MDK/ Cenco, 1987.

DALLET, Nancy. A Call for Proactive Public Historians, in: Art and Public History: Approaches, Opportunities and Challenges’, ed. Busch, Rebecca, and Paul, K. Tawny (New York: Rowman & Littlefield, 2017), 159-174.

DAUPHIN, Cécile. Les correspondances comme objet historique: un travail sur les limites. Societes & Representation, Paris, v 1, n. 13, p. 43-50, 2002.

DINIZ, Tânia Marcondes, KOBELINSKI, Michel. Análise antropológica sobre o modus vivendi da população ribeirinha localizada na área d influência do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo, Curitiba: Copel, 1991/1992.

DONNELLY, Mark, NORTON, Claire. Doing history. London; New York: Routledge, 2011.

FALK, John H., DIERGING, Lynn. The museum experience revisited. New York: Routledge, 2016.

FOUCAULT, Michel. Des Espaces Autres. In: Dits et Ecrits. Paris, Gallimard, 1994, vol. IV, p. 752-762.

FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: the birth of the prison. New York: Vintage Books, 1995.

FOSTER, Meg. Online and Plugged. Public History and Historians in the Digital Age. Public History Review, v. 21, p. 1-19, 2014. ISSN: 1833-4989 Available at: https://epress.lib.uts.edu.au/journals/index.php/phrj/article/view/4295 Access on: June 10 2019.

FRANÇA, Georgeana Barbosa de. Barragens e barrageiros: um estudo sobre os processos de construção de identidades coletivas em uma área de empreendimentos hidrelétricos. 173f. Dissertação (Mestrado em Antropologia), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

FRISH, Michael. A shared authority: essays on the craft and meaning of oral and public history. Albany: State University of New York Press, 1990.

GOLDSTEIN, E. Bruce. Cognitive Psychology: connecting mind, research, and everyday experience. Boston, Thomson Learning, 2008.

GROOT, Jerome de. Consuming history: historians and heritage in contemporary popular culture. London/ New York: Routledge, 2016.

JANCOVICH, L. Breaking Down the Fourth Wall in Arts Management: The Implications of Engaging Users in Decision-Making. International Journal of Arts Management, 2016, 18 (1): 14-28.

_______. The participation myth. International Journal of Cultural Policy, 2014, 23(1), 107-121.

KING, Laura, RIVETT, Gary (eds.). Engaging People in Making History, Impact, Public Engagement and the World Beyond the Campus. History Workshop Journal, Volume 80, Issue 1, Autumn 2015, p. 218-233. Available at: https://academic.oup.com/hwj/article/80/1/218/664991. Access on: aug 10 2019.

KOBELINSKI, Michel. Lugares de memória pública e retóricas da identidade teuto-brasileira no Estado do Paraná (Séc. XX). Revista Maracanan, v.2, p. 63 - 89, 2020. Available at: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/download/47786/33867Access on: aug 12 2020.

________ Yes, we have it, An MA in Public History at Unespar. In: Bridging, The IFPH-FIHP blog. Available at: https://ifph.hypotheses.org/2652 . Access on: aug 10 2019.

_______. Análise antropológica sobre o modus vivendi da população ribeirinha localizada na área de influência do reservatório da Usina Hidrelétrica de Segredo (Relatório). Curitiba: Copel, 1921/92.

LAWS, Ana Luisa Sánchez. Panamanian Museums and Historical Memory. New York: Berghahn Books, 2011.

LEWIS, Michael, HAVINLAND-JONES, Jeannette, BARRETT, Lisa Feldman. Handbook of Emotions, New York: London, The Guilford Press, 2008.

LUCCHESI, Anita. Conversas na antessala da Academia: o presente, a oralidade e a história pública digital. História Oral, v. 17, n. 1, p.39-69, 2014. Available at: http://revista.historiaoral.org.br/index.php. Access on: feb 2 2019.

MARTIN, Daisy. Teaching, learning, and understanding of Public History in Schools as challenge for students and teachers. In: DEMANTOWSKY, Marko. Public History and School, International Perspectives. Berlin/Boston: Walter de Gruyter, 2018, p. 84-94.

MUSEU REGIONAL DO IGUAÇU. Museu Regional do Iguaçu/Iguassu Regional Museum. Reserva do Iguaçu. Facebook: Museu Regional do Iguaçu. Available at: https://www.facebook.com/Museu-Regional-

do-Igua%C3%A7u-Iguassu-Regional-Museum-239269876097397/ Access on: nov 20 2019

NERONE, Maria Magdalena. Terra de plantar – terras de criar – Sistema Faxinal: Rebouças – 1950-1997. 350f. Tese (Doutorado em História), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Assis, 2000.

NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. In: Revista Projeto História, v. 10, 1993, p. 7-28. Available at: https://revistas.pucsp.br/revph/article/view/12101 Access on: sept 9 2019.

REVISTA COPEL INFORMAÇÕES. Curitiba, Comunicação & Marketing, 1997.

REVISTA COPEL INFORMAÇÕES. Curitiba, Comunicação & Marketing, 1998.

REVISTA COPEL INFORMAÇÕES. Curitiba, Comunicação & Marketing, 2000.

RIZZINI, Carlos T., COIMBRA FILHO, Adelmar F., HOUAISS, Antônio (eds.). Brazilian Ecosystems. São Paulo: Index Editora, 1988.

WEBER, Max. General Economic History. New York, Collier Books, 1961.

XANTHOUDAKI, Maria, TICLE, Les, SEKULES, Veronica (eds.). Research in Visual Arts Education in Museums and Galleries: An International Reader, London, Springer Science+Business Media, BV, 2003.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Kobelinski, M. (2021). O Museu Regional do Iguaçu e suas audiências: narrativas institucionais e autobiográficas. Estudos Ibero-Americanos, 47(2), e38899. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2021.2.38899

Edição

Seção

História Pública na América Latina: mediações do passado, demandas sociais e tempo presente