A sociedade rural do oásis de Pica contra o processo chilenizador: conflitos, interações e rearranjos (Tarapaca, norte do Chile 1880-1900)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2011.2.9960Palavras-chave:
Chilenização, Conflitos, Interações, Oásis de Pica, Chile 1880-1900Resumo
Através da análise e documentação autenticada descreve a medida em que o processo de nacionalização estava no oásis de Pica durante as primeiras duas décadas de domínio do Chile sobre esse território. Mais do que olhar estreito em grandes processos políticos e administrativos, o artigo é revisar aboca dinâmica da vida cotidiana colocado sob pressão e estaduais e locais ao gerar espaços de coordenação e negociação entre esses atores. A partir dessa perspectiva, não aspectos até então considerados nos estudos iniciais da nacionalização territórios norte do Chile hoje, especialmente aquelas relacionadas com o impacto da defesa dos interesses privados eo uso de mecanismos legais para defender os direitos adquiridos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.