O Plano Real visto de fora

Uma análise da imprensa econômica anglo-americana sobre a estabilização econômica do Brasil

Palavras-chave: Plano Real, Brasil, História da imprensa, História econômica, Neoliberalismo

Resumo

O presente artigo pretende analisar como as quatro mais importantes publicações econômicas do mundo (The Economist, Financial Times, New York Times e The Wall Street Journal) perceberam a implementação do Plano Real em 1994. O objetivo central do artigo é analisar a percepção anglo-americana sobre o Brasil da época, com foco nas questões políticas e econômicas do país. A análise das publicações aqui realizada compreende os anos de 1993 e 1994, com um olhar detalhado para as eleições presidenciais de 1994. A pesquisa vem a evidenciar os vícios de análise das publicações, bem como os valores anglo-saxônicos influenciam a percepção sobre a América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Henz Biasetto, York University (YorkU), Toronto, Ontario, Canadá.

Doutor em história da América Latina na Georgetown University (GU), em Washington, District of Columbia, Estados Unidos. Pesquisador de Pós-doutorado no Centro de Estudos Latino Americanos (CERLAC), no Programa de Pós-graduação em História da York University, Canadá.

Referências

CARDOSO, Fernando Henrique. A arte da política: a história que vivi. Rio de Janeiro: civilização brasileira, 2006.

FERES JUNIOR, João. A história do conceito de “Latin America” nos Estados Unidos. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

FRANCO, Gustavo H. B. O Desafio brasileiro. São Paulo: Ed. 34, 1999.

HARVEY, David. A Brief History of Neoliberalism. Cary: Oxford University Press, 2005.

MCCANN, Bryan. The Throes of Democracy: Brazil Since 1989. London: Zed Books, 2008.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser; NAKANO, Yoshiaki. The theory of inertial inflation: the foundation of economic reform in Brazil & Argentina. Boulder, Colo: L. Rienner Publishers, 1987.

POWER, Timothy J. et al. Corruption and Democracy in Brazil: The Struggle for Accountability. Notre Dame, Ind: University of Notre Dame Press, 2011.

TAVARES, Maria da Conceição; ASSIS, Jose Carlos de. O grande salto para o caos: a economia política e a política econômica do Brasil autoritário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

Publicado
2020-12-16
Como Citar
Henz Biasetto, B. . (2020). O Plano Real visto de fora: Uma análise da imprensa econômica anglo-americana sobre a estabilização econômica do Brasil. Estudos Ibero-Americanos, 46(3), e35207. https://doi.org/10.15448/1980-864X.2020.3.35207
Seção
Seção Livre