CERVANTINE DISCRETION IN RAMÓN DE LA CRUZ
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1978.2.30846Resumo
En el sainete La presumida burlada, de Ramón de la Cruz, el viejo don Gil se casa con su joven criada María con el fin de encontrar un ama para su casa. Por su parte, María se casa para solucionar su situación económica. El ascenso de sirvienta a servida envanece a la joven esposa, que trata de ocultar su humilde origen con mentiras. Esto crea conflictos matrimoniales que cada cónyuge trata de resolver a su manera. Mientras María piensa que una mentira sólo puede salvarse con otra mayor, Gil quiere corregir los erros tan pronto dos descubre. Usando la mesura de uma discreción cervantina, el marido muestra a su esposa que lo más importante son los actos de cada una y no su origen. De esta manera, la discreción devuelve al matromonio la paz y armonía que la vanidad perdiera.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1978 Gregorio C. Martin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.