Sobre o ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1982.1.30613Resumo
O trabalho proprõe uma reflexão sobre o ensino de História que sofre um esvaziamento progressivo. Evoca-se os objetivos da disciplina que não podem ser alcançados em decorrência de uma metodologia de ensino inadequada que por sua vez, não enfatiza o desenvolvimento de habilidades mentais como o pensamento crítico que é imprescindível à compreensão da História e que, analisadas determinadas características do povo brasileiro, tornase meta fundamental do ensino desta disciplina. O trabalho refere-se também a um Estudo Exploratório, realizado em 1981, que revelou atitude positiva de professores de História do 2° grau com relação à necessidade de utilizar-se, em sala de aula, procedimentos crítico e que revelou os empecilhos encontrados por aqueles professores à implementação de um ensino satisfatório de História. Tais empecilhos dizem respeito à estrutura educacional brasileira. O trabalho sugere, por fim, questões para serem aprofundadas e enfatiza a necessidade de recolocar-se a História a sua importante posição curricular. N.M.S.CDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1982 Nuncia Maria Santoro de Constantino
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.