CONFLITOS COLONIAIS E AS MISSÕES: UMA AVALIAÇÃO DAS ESTRUTURAS SÓCIO-ECONÔMICAS DO PARAGUAI (SÉCULOS XVI E XVII)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.1984.2.30443Resumo
O presente estudo visa reexaminar as situações de conflito que se estabeleceram no Prata entre as comunidades tribais indígenas e a sociedade expansionista colonial. Através do confronto das estruturas sócio-econômicas busca estabelecer as diferenças culturais e a intenção colonizadora, que encontrou na exploração de força de trabalho indígena a forma de realização do seu projeto social e econômico. As comunidades tribais são situadas em relação ao duplo movimento de projeção colonial dos colonos espanhóis e dos paulistas, do que resultaram conflitos coloniais em torno da questão da mão-de-obra e problemas de fronteira. Por fim, apresenta as reduções dentro de uma perspectiva missionário de solução dos problemas coloniais e como forma de articulação entre Estado Nacional e comunidades tribais.Downloads
Referências
---
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1984 Erneldo Schallenberger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.