De Roncesvales ao Contestado: resignificações da memória carolíngia na Península Ibérica e no Brasil
Resumo
O presente artigo sintetiza o longo processo do desenvolvimento e da difusão da tradição carolíngia, desde seu início, na Idade Média, até os dias atuais, na cultura popular brasileira. Analisa também a relação entre o episódio mítico da batalha de Roncesvales, verificando a importância que assume sobre o movimento do Contestado (1912-1916).
Downloads
Copyright (c) 2017 José Rivair Macedo, Márcia Janete Espig

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.