O Brasil entre a fronteira do real e do imaginário: o confronto cultural e militar entre índios e portugueses
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2000.s.25196Palavras-chave:
Carreira do Brasil, Brasil Colônia, Carreira da ÍndiaResumo
O artigo objetiva demonstrar que o confronto cultural e militar entre índios e portugueses foi, por um lado, no século XVI, um dificultador da penetração lusitana no Brasil, e, por outro, no século XVII, um facilitador da colonização do território brasileiro; a tênue fronteira entre o real e o imaginário contribuiu para que a Terra de Santa Cruz ficasse praticamente abandonada no início da colonização do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Fábio Pestana Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.