Cultura religiosa e heresia em Portugal no Antigo Regime: notas para uma interpretação do molinosismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2006.2.1363Palavras-chave:
Experiência religiosa, Molinosismo, Portugal no Antigo RegimeResumo
O presente artigo analisa a vivência religiosa de um grupo de pessoas acusadas, pelo Santo Ofício português, dos crimes de molinosismo, falsos êxtases, visões e revelações, nas primeiras décadas do século XVIII. Propõe que se trata de uma espécie de seita ou círculo herético, cuja conduta foi de fato inspirada na doutrina mística do teólogo aragonês Miguel de Molinos, explorando seu universo conceitual e ritual, e as formas como se apropriou das idéias do teólogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.