Portinari e a arte social
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.2.1339Palavras-chave:
Portinari, Arte social, MuralismoResumo
O interesse pela pintura mural suscitou várias tomadas de posição no século XX, dentre elas, a defesa da difusão em ampla escala de imagens eivadas do compromisso do artista para com o próprio tempo e o próprio povo. No conjunto dos “ciclos econômicos”, Portinari demonstra que é possível “narrar uma história” sem aderir à versão oficial, apresentando uma visão crítica da sociedade brasileira a partir do tema nuclear do trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.