Revolucionários e bandidos: a trajetória dos seguidores de Villa na Revolução mexicana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.1.1327Palavras-chave:
Revolução mexicana, Banditismo, CriminalidadeResumo
As últimas décadas do século XIX no México podem ser caracterizadas por três aspectos: estabilidade política, desenvolvimento econômico, e, conseqüentemente, de relativa tranqüilidade social. No contexto revolucionário, em contraste, se assiste ao rompimento desse status quo. Neste artigo, a partir dos relatos de alguns personagens comprometidos com o movimento armado, traçarei um panorama a respeito dos problemas da violência e da criminalidade, entre os anos 1910 e 1920, no norte do país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.