“Homens de cor! Irmãos!”: os pardos na pedagogia liberal-moderada mineira do período regencial

Autores

  • Wlamir Silva

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.1.1326

Palavras-chave:

Minas Gerais, Brasil Império, Pardos

Resumo


No contexto socialmente peculiar de Minas Gerais, a elite liberal-moderada desenvolveu uma pedagogia política que logrou identificar liberais e pardos, como industriosos e talentosos, opostos aos dois cativeiros – a escravidão e o despotismo – e, indo ao encontro das demandas sociais dos mesmos, conquistar o consentimento ativo desse auto-reconhecido grupo social para a direção moderada na Província.

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Publicado

2005-12-31

Como Citar

Silva, W. (2005). “Homens de cor! Irmãos!”: os pardos na pedagogia liberal-moderada mineira do período regencial. Estudos Ibero-Americanos, 31(1). https://doi.org/10.15448/1980-864X.2005.1.1326

Edição

Seção

Artigos