Gregório Ronca e Ermanno Stradelli: oficial da marinha e antropólogo na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-864X.2012.s.12478Palavras-chave:
Viajantes italianos, Amazônia, Borracha, Imigração ItalianaResumo
O texto propõe-se descrever, comentar e comparar as duas experiências de viajantes italianos na Amazônia entre os séculos XIX e XX. Trata-se das explorações e das atividades de Ermanno Stradelli, etnólogo que viveu e trabalhou na Amazônia de 1879 a 1926, e da missão exploradora de Gregório Ronca, oficial da Marinha italiana que, em 1904, viajou para as Antilhas, às Guianas, à Amazônia, subindo o rio Amazonas de Belém para Manaus e Iquitos, para avaliar os interesses comerciais da Itália, e para encontrar as comunidades italianas naquelas cidades.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Estudos Ibero-Americanos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Estudos Ibero-Americanos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.