Os processos de dissimetrização e de reciclagem neuronial sob o viés da aprendizagem implícita: métodos de alfabetização em foco

Autores/as

  • Ronei Guaresi PUCRS

Palabras clave:

alfabetização, métodos de alfabetização, aprendizagem implícita

Resumen

Com base nos avanços das neurociências e das literaturas decorrentes desses avanços, o presente texto traz reflexões sobre a aquisição da escrita, especificamente sobre os métodos de alfabetização fonético e global, sob o viés das aprendizagens implícita e explícita, na aquisição da linguagem humana, especialmente os processos de dissimetrização e de reciclagem neuronial. Isso se dará através da recuperação do conceito de aprendizagem conexionista e do entendimento de implícito e de explícito. Essa recuperação teórica advinda das descobertas das neurociências possibilita entendimento mais bem elaborado e esclarecedor da célebre polêmica dos métodos de alfabetização: método fonético versus método global (ou método da palavra completa).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronei Guaresi, PUCRS

Doutorando pela PUCRS

Publicado

2011-01-24

Cómo citar

Guaresi, R. (2011). Os processos de dissimetrização e de reciclagem neuronial sob o viés da aprendizagem implícita: métodos de alfabetização em foco. Letrônica, 3(2), 57–70. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/letronica/article/view/7374

Número

Sección

Artículos