Etapas da aquisição da escrita de Emília Ferreiro e o papel do hipocampo na consolidação de elementos declarativos complexos

Autores/as

  • Ronei Guaresi PUCRS

Palabras clave:

aquisição da escrita, neurociência, hipocampo, memória de longo prazo.

Resumen

O presente trabalho está organizado no sentido de obter maior entendimento dos fenômenos cerebrais envolvidos no processo de alfabetização, especificamente das etapas de aquisição propostas por Ferreiro e Teberosky. As descobertas da neurociência, especificamente da função do hipocampo, permitem hipotetizar sobre alguns fenômenos cerebrais envolvidos na aquisição de elementos declarativos complexos e na consolidação da memória de longo prazo. Tais descobertas trazem implicações pedagógicas importantes para o processo de alfabetização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronei Guaresi, PUCRS

Doutorando de Linguística (2º ano) com interesses na área da psicolinguística. Atualmente atua no CELIN/PUCRS.

Publicado

2009-07-29

Cómo citar

Guaresi, R. (2009). Etapas da aquisição da escrita de Emília Ferreiro e o papel do hipocampo na consolidação de elementos declarativos complexos. Letrônica, 2(1), 182–193. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/iberoamericana/N%C3%83%C6%92O%20https:/www.scimagojr.com/index.php/letronica/article/view/4988