Oficina de leitura e escrita inspirada em literatura, cinema e fantástico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2016.2.23551Palabras clave:
Escrita, Leitura, Literatura, Cinema, FantásticoResumen
Na época atual, a linguagem não verbal vem ganhando espaço e sendo explorada por seu caráter pedagógico em sala de aula. Neste artigo, é possível observar que, enquanto a linguagem do cinema utiliza recursos de som e imagem, a linguagem da literatura induz o leitor a imaginar o que se passa além das palavras a partir de sua experiência pessoal. Nesse sentido, foi realizada uma oficina de processos de leitura e escrita, em um curso de graduação de licenciatura em letras, baseada em trechos da versão escrita (LOWRY, 2014) e da versão fílmica (NOYCE, 2014) da obra O Doador de Memórias (The Giver, 1983). A oficina teve como objetivos promover a interação e a reflexão sobre a leitura de sentidos de palavras em diferentes contextos e suportes, bem como o estímulo da produção escrita espontânea e criativa, a apresentação de múltiplas visões dos alunos e a colocação deles como sujeitos no processo. Como fator instigante, a obra ficcional utilizada presentava características do fantástico. O artigo encontra embasamento para interação e contextualização em Bakhtin, Garcez, Scnheuwly, Rodrigues; Cerutti-Rizatti e Kleiman, o conceito de fantástico em Todorov e a relação entre obras fílmicas e literárias em Bourdieu, Fabris e Duarte.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.
BARTHES, R. Introdução à Análise Estrutural da Narrativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1971.
DUARTE, R. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FABRIS, E. T. H. Em cartaz. O cinema brasileiro produzindo sentidos sobre a escola e trabalho docente. 2005. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade ederal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
______. Cinema e Educação: Um caminho metodológico. Revista Educação e Realidade, v. 33, n.1, 2008, p. 117-134.
GARCEZ, L.H.C. A escrita e o outro: os modos de participação na construção do texto. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 2000.
LOWRY, L. The Giver. New York: Houghton Mifflin Harcourt Publishing Company, 1993
_______. O doador de memórias. Lois Lowry. Tradução de Maria Luiza Newlands. São Paulo: Arqueiro, 2014.
NOYCE, P. The Giver. Walden Media, USA, 2014.
RAMOS, J. E. F. A ciência e o insólito: o conto de literatura fantástica no Ensino de Física. 2012. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-
-112755/pt-br.php. Acesso em: 14 out. 2015.
RODRIGUES M. E.; CERUTTI-RIZZATTI, R. H. Linguística aplicada: ensino de língua materna. Mary Elizabeth. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
RODRIGUES, S. C. O Fantástico. São Paulo: Ática,1988.
SÁ, M. C. Da Literatura fantástica (teoria e contos). 2003. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-23102003-
/pt-br.php>. Acesso em: 21 Jan. 2016.
SANTOS, A. C. C.; AMORIM NETO, T. P. ; GÓES, A. C. S. Ficção científica e o Admirável mundo novo: previsões concretizadas no atual século e considerações bioéticas. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 653-673, abr.-jun. 2013.
SCHNEUWLY, B. La construcción social del lenguaje escrito en el niño. Dans B. Schneuwly & J.-P. Bronckart (Ed.). Vigotsky hoy, PROA. Madrid: Editorial Popular, 2008.
SILVA, T. Alienígenas na Sala de Aula. Uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 132-158.
SILVA, E. T. Ciência, leitura e escola. In: ALMEIDA, M. J. P. M; SILVA, H. C. (Org.). Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1998. p. 121-130.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.