Adolescentes que gostam de ler usam mais estratégias de leitura na L1 e na L2

Autores

  • Aline Casagrande Rosso Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6498-5898
  • Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8075-5256

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44408

Palavras-chave:

Leitura em L1 e L2, Gosto pela leitura, Quantidade de leitura, Estratégias de leitura, Metacognição

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre a quantidade e o gosto por leitura em primeira (L1) e segunda língua (L2) e o uso de estratégias metacognitivas de leitura de adolescentes. Para tanto, 114 participantes completaram dois questionários, que abordavam, além de outros fatores, a quantidade e o gosto pela leitura. Além disso, eles preencheram o Inventário de Consciência sobre Estratégias Metacognitivas de Leitura (MARSI) (MOKHTARI; REICHARD, 2002), com vistas a captar dados do quanto eles utilizam estratégias leitoras. A análise de correlação executada mostrou, entre outros resultados, que quanto mais os alunos gostam de ler, mais eles tendem a utilizar estratégias leitoras. Além disso, observou-se mais correlações positivas entre o uso de estratégias e a quantidade de leitura na L2 do que o quanto os alunos leem na L1. Implicações psicolinguísticas e pedagógicas sobre esses achados são discutidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Casagrande Rosso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

É graduada em Letras e mestra em Educação pela UNESC. É doutoranda do PPG em Letras da UFRGS, na linha de Psicolinguística, e realizou doutorado-sanduíche na University of Texas at El Paso. É uma das autoras do seguinte trabalho pertinente à área: ROSSO, A. C.; PEREIRA, A. K. P.; ARÊAS DA LUZ FONTES, A. B.. A relação entre leitura em L2 e funções executivas: o que diz a literatura. Cadernos de Linguística (ABRALIN), v. 2, n. 4, 2021. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021. v2.n4.id442.

Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Alegre, RS, Brasil.

A Profa. Dra. Ana Beatriz Arêas da Luz Fontes é PhD em Psicologia Cognitiva pela University of Texas at El Paso. Atualmente, é docente permanente do PPG em Letras da UFRGS, onde atua na linha de Psicolinguística. É uma das autoras do seguinte trabalho pertinente à área: RIGATTI, P. C.; ARÊAS DA LUZ FONTES, A. B. Relações entre experiência de leitura, habilidades linguísticas e acesso lexical na L2. Cadernos de Letras (UFPEL), v. 35, p. 45-58, 2019. https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17350.

Referências

ACOSTA, Karen. The reading comprehension strategies of second language learners: a Spanish-English study. Dimension, p. 57-85, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1214282.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

AFFLERBACH, Peter et al. Reading: what else matters besides strategies and skills? The Reading Teacher, [s.l.], v. 66, n. 6, p. 440-448, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1002/TRTR.1146. Acesso em: 14 nov. 2023.

BAKER, Linda; BROWN, Ann L. Metacognitive skills and reading: Technical report No. 188. Washington: Center for the Study of Reading, 1980. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED195932.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

BILICI, Özlem Utku; SUBAŞI, Gonca. EFL Learners’ Metacognitive Awareness of Global Reading Strategies and L2 Reading Comprehension Skills: The Efficacy of Reciprocal Teaching. The Reading Matrix, [s.l.], v. 22, n. 2, p. 170-185, 2022. Disponível em: https://www.readingmatrix.com/files/29-xsxk2f3g.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação/CAPES. Periódicos. 2020. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php?. Acesso em: 18 ago. 2023.

BRASIL. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação; INEP, 2023. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_down-load/2017/ResumoTecnico_Ideb_2005-2017.pdf. Acesso em: 2 fev. 2023.

BREVIK, Lisbeth M. Explicit reading strategy instruction or daily use of strategies? Studying the teaching of reading comprehension through naturalistic classroom observation in English L2. Reading and Writing, [s.l.], v. 32, p. 2281-2310, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-019-09951-w. Acesso em: 18 ago. 2023.

BUSBY, Nicole Louise. Comparing first and second language reading: the use of metacognitive strategies among Norwegian university students. Acta Didactica Norge, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 1-26, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5617/adno.5579. Acesso em: 18 ago. 2023.

CARRELL, Patricia L. Metacognitive awareness and second language reading. The Modern Language Journal, [s.l.], v. 73, n. 2, p. 121-134, 1989. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.1989.tb02534.x. Acesso em: 18 ago. 2023.

CASAPONSA, Aina; CARREIRAS, Manuel; DUÑABEITIA, Jon Andoni. How do bilinguals identify the language of the words they read? Brain Research, [s.l.], v. 22, n. 1624, p. 153-166, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.brainres.2015.07.035. Acesso em: 18 ago. 2023.

CASTILLO, Alexander Izquierdo; BONILLA, Sonia Jiménez. Building up autonomy through reading strategies. Teacher’s Personal Development, [s.l.], v. 16, n. 2, p. 67-85, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15446/profile.v16n2.39904. Acesso em: 18 ago. 2023.

CHRISTENSEN, Larry B.; JOHNSON, R. Burke; TURNER, Lisa A. Research methods, design, and analysis. 20. ed. Essex: Pearson Education, 2015.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Tradução: Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.

FINGER, Ingrid; BRENTANO, Luciana; FONTES, Ana Beatriz Arêas da Luz. Neurociências, psicolinguística e aprendizagem de línguas adicionais: um diálogo necessário no contexto da educação do século 21. In: MAIA, Marcus (org.). Psicolinguística e educação. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 197-220.

FRIESEN, Deanna C.; HAIGH, Corinne A. How and why strategy instruction can improve second language reading comprehension: a review. The Reading Matrix: An International Online Journal, [s.l.], v. 18, n. 1, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://ir.lib.uwo.ca/cgi/viewcontent.cgi?article=1062&context=edupub. Acesso em: 18 jan. 2023.

GERBER, Regina Márcia; TOMITCH, Lêda Maria Braga. Leitura e cognição: propósitos de leitura diferentes na geração de inferências? Acta Scientiarum, Maringá, v. 30, n. 2, p. 139-147, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.6001. Acesso em: 18 ago. 2023.

GODOY, Elena; DIAS, Luzia Schalkoski. Psicolinguística em foco: linguagem – aquisição e aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2014.

GROSJEAN, François. Bilingualism: a short introduction. In: GROSJEAN, François; LI, Ping. The psycholinguistics of bilingualism. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012. p. 5-25.

IZQUIERDO, Ivan. Memória. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

KIM, Kyung Ja. Reading motivation in two languages: an examination of EFL college students in Korea. Reading and Writing, [s.l.], v. 24, n. 8, p. 861-881, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-010-9229-z. Acesso em: 18 ago. 2023.

KINTSCH, Walter. Comprehension: A paradigm for cognition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 4. ed. Campinas: Pontes Editores, 2011.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 15. ed. Campinas: Pontes Editores, 2013.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 11. ed. Campinas: Pontes, 2008.

KOVÁCS, Gabriella. Reading strategies, reading comprehension, and translation. Philologica, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 55-67, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.2478/ausp-2018-0013. Acesso em: 18 ago. 2023.

LAPKOSKI, Graziella Araújo de Oliveira. Do texto ao sentido: teoria e prática de leitura em língua inglesa. Curitiba: InterSaberes, 2012.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

LIU, Jing. L1 use in L2 vocabulary learning: facilitator or barrier. International Education Studies, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 65-69, 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1058022.pdf. Acesso em: 18 jan. 2023.

MARIAN, Viorica et al. Costs and benefits of native language similarity for non-native word learning. In: PRIOR, Anat; DEGANI, Tamar; WODNIECKA, Zofia (ed.). Modulators of cross-language influences in learning and processing. Lausanne: Frontiers Media, 2022. p. 51-64. Disponível em: https://www.frontiersin.org/research-topics/12710/modulators-of-cross-language-influences-in-learning-and-processing. Acesso em: 18 jan. 2023.

MINGUELA, Marta; SOLÉ, Isabel; PIESCHL, Stephanie. Flexible self-regulated reading as a cue for deep comprehension: evidence from online and offline measures. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, [s.l.], v. 28, n. 5, p. 721-744, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-015-9547-2. Acesso em: 18 ago. 2023.

MIWA, Koji et al. Reading English with Japanese in mind: effects of frequency, phonology, and meaning in different-script bilinguals. Bilingualism: Language and Cognition, [s.l.], v. 17, n. 3, p. 445-463, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1366728913000576. Acesso em: 18 ago. 2023.

MOKHTARI, Kouider; REICHARD, Carla A. Assessing students’ metacognitive awareness of reading strategies. Journal of Educational Psychology, [s.l.], v. 94, n. 2, p. 249- 259, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1037/00220663.94.2.249. Acesso em: 18 ago. 2023.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011.

OAKHILL, Jane; CAIN, Kate; ELBRO, Carsten. Compreensão de leitura: teoria e prática. Tradução: Adail Sobral. São Paulo: Hogrefe, 2017.

ÖLMEZ, Funda. An investigation into the relationship between L2 reading motivation and reading achievement. Procedia: Social and Behavioral Sciences, [s.l.], v. 199, p. 597-603, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.561. Acesso em: 18 ago. 2023.

PAIVA, Maria da Graça Gomes. Os desafios (?) do ensinar a ler e a escrever em língua estrangeira. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2011. p. 127-140.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Desenvolvendo a habilidade de leitura. In: PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e (org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. 3. ed. Campinas: Pontes, 2010. p. 129-148.

PEREIRA, Vera Wannmacher; SCLIAR-CABRAL, Leonor. Compreensão de textos e consciência textual: caminhos para o ensino nos anos iniciais. Florianópolis: Insular, 2012.

PERFETTI, Charles A. Reading Ability: Lexical Quality to Comprehension. Scientific Studies of Reading, [s.l.], v. 11, n. 4, p. 357-383, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10888430701530730. Acesso em: 18 ago. 2023.

PERFETTI, Charles A.; HART, Leslie. The lexical quality hypothesis. In: VERHOEVEN, Ludo; ELBRO, Carsten; REISTMA, Pieter (ed.). Precursors of Functional Literacy. Amsterdam; Philladelphia: John Benjamins Publishing Company, 2002. p. 189-213.

PULIDO, Diana; HAMBRICK, David Z. The virtuous circle: Modeling individual differences in L2 reading and vocabulary development. Reading in a Foreign Language, [s.l.], v. 20, n. 2, p. 164-190, 2008.

SANTOS, Denise. Ensino de língua inglesa: foco em estratégias. São Paulo: Disal, 2013.

SCHIEFELE, Ulrich et al. Dimensions of reading motivation and their relation to reading behavior and competence. Reading Research Quarterly, [s.l.], v. 47, n. 4, p. 427-463, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1002/RRQ.030. Acesso em: 18 ago. 2023.

SCHIEFELE, Ulrich; LÖWEKE, Sebastian. The nature, development, and effects of elementary students’ reading motivation profiles. Reading Research Quarterly, [s.l.], v. 53, n. 4, p. 405-421, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1002/rrq.201. Acesso em: 18 ago. 2023.

SCHOLL, Ana Paula; FINGER, Ingrid. Elaboração de um questionário de histórico da linguagem para pesquisas com bilíngues. Nonada: Letras em Revista, [s.l.], v. 2, n. 21, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=512451671020. Acesso em: 18 jan. 2023.

SERRA, Joan; OLLER, Charles. Estratégias de leitura e compreensão do texto no ensino fundamental e médio. In: TEBEROSKY, Ana et al. (org.). Compreensão de leitura: a língua como procedimento. Tradução: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2003. p. 35-44.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura: uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. 4. ed. Porto Alegre: Penso, 2003.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998.

SOUZA, Ana Cláudia de; GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. Florianópolis: Núcleo de Publicações CED, 2012.

TOPPING, Keith James; SAMUELS, S. Jay; PAUL, Terry. Does practice make perfect? Independent reading quantity, quality, and student achievement. Learning and Instruction, [s.l.], v. 17, p. 253-264, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2007.02.002. Acesso em: 18 ago. 2023.

TROYER, Margaret et al. Relations among intrinsic and extrinsic reading motivation, reading amount, and comprehension: a conceptual replication. Reading and Writing, [s.l.], v. 32, n. 5, p. 1197-1218, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11145-018-9907-9. Acesso em: 18 ago. 2023.

VASSEUR, Marie-Thérèse. Aquisição de L2: compreender como se aprende para compreender o desenvolvimento da competência em interagir em L2. In: RÉ, Alessandra del (org.). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 85-111.

WOELFER, Sidnei Werner; TOMITCH, Lêda Maria Braga; PROCAILO, Leonilda. Working memory, metacognition, and foreign language reading comprehension: a bibliographical review. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 54, n. 2, p. 263-273, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32314. Acesso em: 18 ago. 2023.

YAPP, Deborah; GRAAFF, Rick de; BERG, Huub van der. Effects of reading strategy instruction in English as a second language on students’ academic reading comprehension. Language Teaching Research, [s.l.], v. 27, n. 6, p. 1-24, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1362168820985236. Acesso em: 18 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Casagrande Rosso, A., & Arêas da Luz Fontes, A. B. (2023). Adolescentes que gostam de ler usam mais estratégias de leitura na L1 e na L2. Letrônica, 16(1), e44408. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2023.1.44408

Edição

Seção

PSICOLINGUÍSTICA E NEUROLINGUÍSTICA EM INTERFACES