Estratégias metacognitivas
Uma reflexão a partir do ensaio acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2021.2.38608Palabras clave:
Leitura, Escrita, Estratégias Metacognitivas, Ensaio AcadêmicoResumen
Este artigo objetiva provocar a reflexão acerca do aprendizado da leitura e da escrita como processos metacognitivos em ensaios acadêmicos na área jurídica, assim como contribuir para os estudos sobre o gênero ensaio acadêmico, indicando a relevância da autonomia nos processos de aprendizagem dos autores. A problematização relaciona-se diretamente com resultados obtidos pela compreensãode estudantes acadêmicos durante a produção textual. Observa-se que muitas produções revelam dificuldades quanto à competência escritora, bem como leitora e evidenciam que o desenvolvimento das competências metacognitivas podem contribuir para o aprendizado dos estudantes em âmbito acadêmico.
Descargas
Citas
BOLÍVAR, C. R. Mediación de estrategias metacognitivas en tareas divergentes y transferencia recíproca. Investigación y Postgrado, [S. I.], v. 17, n. 2, p. 53-82, 2002.
CAMPOS, M. Manual de Redação Científica: ensaio acadêmico, relatório de experimento e artigo científico. Mariana: Edição do autor, 2015.
FERRAGINI, N. L. O. Ensaio acadêmico: da teoria à prática em sala de aula. 2011. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2011.
FIGUEIREDO, A. C. A arte de ensaiar com uma perspectiva científica. Revista Palimpsesto, n. 15, a., 11, p. 1-14, 2012.
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (ed.). The nature of intelligence. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1976. p. 231-235.
FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, [S. I.], v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.
JACOBS, J. E.; PARIS, S. G. Children’s metacognition about reading: Issues in definition, measurement, and instruction. Educational Psychologist, [S. I.], v. 22, n. 3-4, p. 255-278, 1987.
JOLY, M. C. R. A.; PAULA, L. M. Avaliação do uso de estratégias de aprendizagem e a compreensão em leitura de universitários. In: JOLY, M. C. R. A. et al. Questões do cotidiano universitário. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 33-58.
LEFFA, V. J. Perspectivas no estudo da leitura: Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, V. J.; PEREIRA, A. E. (org.). O ensino da leitura e produção textual: Alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.
PAVIANI, J. O ensaio como gênero textual. In: AZEVEDO, T. M.; PAVIANI, N. M. S. Universo acadêmico em gêneros discursivos. Caxias do Sul: EDUCS, 2010. p. 117-134.
PFEIFFER, C. R. C. O lugar do conhecimento na escola: alunos e professores em busca de autorização. Caderno Escritos, Campinas, n. 7, p. 1-33, 2002.
RHODER, C. Mindfull reading: Strategy training that facilitates transfer. Journal of Adolescent & Adult Literacy, [S. I.], v. 45, n. 6, p. 498-512, 2002.
SILVEIRA, R. Um exame da organização textual de ensaios científicos. Revista Estudos Linguísticos, [S. I.], n. 21, p. 1244-1252, 1992.
SÖHNGEN, C. B. C. O procedimento “cloze” como instrumento metacognitivo na avaliação da compreensão leitora. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
SÖHNGEN, C. B. C. O procedimento “cloze” como instrumento metacognitivo na avaliação da compreensão leitora. Letras de hoje, Porto Alegre, n. 133, p. 139-149, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Letrônica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
La sumisión de originales para la Letrônica implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Letrônica como el medio de la publicación original.
Licença Creative Commons
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.