Navegação em ambientes digitais
Práticas de letramento digital na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-4301.2020.4.37482Palavras-chave:
Navegação em ambientes digitais, Letramento digital, Educação a Distância.Resumo
Este trabalho apresenta um estudo do processo de apropriação do letramento digital experenciado por alunos de cursos de graduação a distância da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O objetivo é investigar as práticas de leitura on-line utilizadas pelos alunos, por meio dos diversos am-bientes digitais disponíveis para os estudos acadêmicos. Em sua metodologia, embora essencialmente interpretativa e qualitativa, em momentos específicos de tratamento dos dados, a pesquisa envolve também a abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionário on-linee de simulação de navegação. Os resultados evidenciam que os alunos realizam habilidades e estratégias de navegação e de leitura on-line eficientemente, apesar de perceber uma carência desses alunos em fazer uma pesquisa investigativa mais apurada. Percebemos que a nova sala de aula e o novo caderno são desafios que reque-rem velhas e novas práticas e que trazem uma nova textualidade na qual a tela rompe a superficialidade do texto impresso em uma concepção mais ampla e atual de leitura, provocando não só mudanças materiais, assim como a maneira pela qual as informações são apresentadas.
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