A arte da performance no desenvolvimento da produção oral em inglês

Autores

  • Nilton Mendes PUC - SP

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31955

Palavras-chave:

performance, oralidade, brincar, atuar, improvisação.

Resumo

A sala de aula de ensino de Inglês pode ser palco para diferentes tarefas para desenvolvimento da oralidade. O conceito artístico de performance para criação de cenas para a prática da oralidade em sala de aula pode colocar o aluno para refletir sobre as escolhas linguísticas que ele faz durante uma tarefa. Cenas de performance podem ser momentos de criação, risco e experimentação com a língua que levam o aluno a resultados possivelmente não imaginados por ele inicialmente. Ao criar oportunidades de tarefas de performance para que os alunos façam uso da língua-alvo, pode-se fazer com que os alunos passem a ter condições de “ir além de si mesmos, a fim de tornar-se quem eles podem ser, sendo quem eles não são” (Holzman, 1997), descobrindo assim novas formas de negociação e expressão em uma outra língua.

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Biografia do Autor

Nilton Mendes, PUC - SP

Doutorando em Linguística Aplicada pela PUC - SP. Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP, coordenador pedagógico, professor de Inglês e formador de educadores. Atua na área de Ensino de Idiomas desde 1996. Membro do grupo de pesquisa LACE (Linguagem das Atividades do Contexto Escolar) da PUC-SP.

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Publicado

2019-01-15

Como Citar

Mendes, N. (2019). A arte da performance no desenvolvimento da produção oral em inglês. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(2), 476–491. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31955

Edição

Seção

Artigos