A arte da performance no desenvolvimento da produção oral em inglês
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.2.31955Palabras clave:
performance, oralidade, brincar, atuar, improvisação.Resumen
A sala de aula de ensino de Inglês pode ser palco para diferentes tarefas para desenvolvimento da oralidade. O conceito artístico de performance para criação de cenas para a prática da oralidade em sala de aula pode colocar o aluno para refletir sobre as escolhas linguísticas que ele faz durante uma tarefa. Cenas de performance podem ser momentos de criação, risco e experimentação com a língua que levam o aluno a resultados possivelmente não imaginados por ele inicialmente. Ao criar oportunidades de tarefas de performance para que os alunos façam uso da língua-alvo, pode-se fazer com que os alunos passem a ter condições de “ir além de si mesmos, a fim de tornar-se quem eles podem ser, sendo quem eles não são” (Holzman, 1997), descobrindo assim novas formas de negociação e expressão em uma outra língua.
Descargas
Citas
Bakhtin, Mikhail. 2003. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.
Brown, Gillian & Yule, George. 1983. Teaching the Spoken Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Bygate, Martin. 1987. Speaking. Oxford: Oxford University Press.
Carter, Ronald & Nunan, David. 2005. The Cambridge Guide to Teaching English to Speakers of Other Languages. Cambridge: Cambridge University Press.
Crookall, David, Oxford, Rebecca. 1990. Simulation, Gaming, and Language Learning. Wadsworth Pub C.
Glusberg, Jorge. 2009. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva.
Gontow, Carlos. 2005. The Classroom is a Stage: 40 short plays for English students. São Paulo: Disal.
Holzman, Lois. 1997. Schools for growth: radical alternatives to current educational models. New Jersey: Lawrence Erlbanun Associates.
Holzman, Lois. 2009. Vygotsky at work and play. New York: Routledge.
Ladousse, Gillian. 1987. Role Play. Oxford: Oxford University Press.
Lobman, Carrie & Lundquist, Matthew. 2000. Unscripted learning: using improve activities across the K-8 Curriculum. New York and London: Teachers College Press..
Magalhães, Maria Cecília. 2009. O método para Vygotsky: A zona proximal de desenvolvimento como zona de colaboração e criticidade criativas. In Vygotsky: uma revisita no início do século XXI (p. 53-78). São Paulo: Andross.
Magalhães, Maria Cecília. 2011. Vygotsky e Bakhtin/Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 1, p. 103-115.
Magalhães, Maria Cecília. 2006. A pesquisa colaborativa em Linguística Aplicada. In Pesquisa crítica de colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor.
Mendes, Nilton. 2012. Performance em Ensino de Inglês. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Muniz, Mariana. 2006. La Improvisación como espetáculo. Tese de Doutorado. Universidad de Alcalá.
Newman, Fred & Holzman, Lois. 1993. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Edições Loyola.
Oliveira, Dioneia. 2011. A atividade aula de teatro como instrumento na produção de conhecimento. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Pontecorvo, Clotilde 2005. Discutindo se aprende. Interação social, conhecimento e escola (3ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
Prescher, Elizabeth. 2010. Jogos e atividades para o ensino de inglês: The book of activities and games. Barueri, SP: DISAL
Rahman, Mojibur. 2010. Teaching Oral Communication Skills: A Task-based Approach. ESP World, 9, Issue 1(27).
Richards, Jack. 2008. O ensino comunicativo de línguas estrangeiras. São Paulo: SBS.
Rigolon, Palma. 1998. O jogo como atividade mediadora da interação na sala de aula de inglês oral. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Santos, Tereza. 2011. A Formação do agir crítico-reflexivo nas aulas de filosofia. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Spolin, Viola. 2010. Jogos Teatrais na Sala de Aula. São Paulo: Perspectiva.
Ur, Penny. 1998. A course in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press.
Vygotsky, Levy. 2009. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Wessels, Charlyn. 1987. Drama. Oxford: Oxford University Press.
Zeulli, Elizandra. 2007. Apresentação oral nas aulas de Língua Espanhola – Desempenho lingüístico, fatores afetivos e avaliação da atividade. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.