O social em questão

As revelações imagéticas do popular no entrelace da arte mural com a fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2024.1.45602

Palavras-chave:

popular, América Latina, muralismo

Resumo

Este artigo tem por objetivo provocar a discussão acerca do papel protagonista que exerceu e exerce o sujeito popular na América Latina e o Caribe, a partir da demarcação histórica da relação do popular com os processos revolucionários do continente, em especial o da Revolução Mexicana. Para tanto, será realizado um exercício de visualização de uma fotografia (anônima), uma arte mural (de Diego Rivera) e uma xilogravura (de Posada). Neste texto, afirma-se o popular como o universo dos sujeitos que, vinculados à superexploração a partir do trabalho formal ou informal, demarcam, tanto a condição do extrato social mais violentado do modo de produção capitalista (condição periférica em geral, e periférica urbana em particular), como as histórias de resistências, experiências cotidianas de sobrevivência, em meio à hegemonia do capital. Metodologicamente, o desenvolvimento será desdobrado a partir de uma pergunta geradora, fornecida pelo cubano Alejo Carpentier: ¿Pero qué es la historia de América toda sino una crónica de lo real-maravilloso?

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Biografia do Autor

Roberta Traspadini, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

Educadora popular, latino-americanista, feminista e negra. Pós Doutora em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (2023). Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Coordenadora do grupo de Pesquisa CNPq Saberes em Movimento: a luta por terra e trabalho na América Latina e do premiado Observatório de Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina (OBEPAL).

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Publicado

2024-07-23

Como Citar

Traspadini, R. (2024). O social em questão: As revelações imagéticas do popular no entrelace da arte mural com a fotografia. Textos & Contextos (Porto Alegre), 23(1), e45602. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2024.1.45602

Edição

Seção

Artigos e Ensaios