Diálogos narrativos: as linhas de aproximação entre o audiovisual e os videogames
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2014.2.18391Resumo
Pretendemos analisar as zonas de intersecção entre a linguagem audiovisual, sobretudo a cinematográfica, e a dos videogames. Para tanto, examinamos o percurso desse processo observando as relações dialógicas estabelecidas entre esses dois campos discursivos a partir das franquias, adaptações e influências mútuas registradas em suas narrativas. Utilizaremos estudos sobre o dialogismo bakhtiniano a partir de Robert Stam e do próprio Mikhail Bakhtin, além de pesquisas sobre teoria da adaptação propostas por Linda Hutcheon. Como objeto central e produto dessas trocas entre dispositivos estéticos, traremos uma análise mais detalhada do jogo Red Dead Redemption (2009, Rockstar games), assinalando questões relacionadas à mise-en-scène do videogame, utilizando os preceitos teóricos de David Bordwell e Kristin Thompson.Referências
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film Art: an introduction. New York: Mc-Graw Hill, 1997, 8th edition.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução André Cechinel. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
PUCCI, Renato. Cinema brasileiro pós-moderno: o Neon-realismo. Porto Alegre (RS): Editora Sulina, 2008.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.
_____. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. In: CORSEUIL, A. R. (ed.). Ilha do desterro: Film Beyond Boundaries. Florianópolis, UFSC, nº 51, Jul/Dez 2006.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Referências audiovisuais
DARABONT, Frank. The walking dead. [Filme-vídeo]. Criação de Frank Darabont, produção de David Alpert, Gale Anne Hurd, Denise M. Huth, Robert Kirkman, Tom Luse e Greg Nicotero. EUA, 2010. color. son.
FLEISCHER, Ruben. Zumbilândia. [Filme-vídeo]. Produção de Gavin Polone. Estados Unidos, 2009. 88 min. color. son.
HARMON, Dan. Community. [Filme-vídeo]. Criação De Dan Harmon, produção de Jake Aust e Dan Harmon. EUA, 2009. color. son.
RAMER, Jerry; BLASHFIELD, Jim; CHILVERS, Colin. Moonwalker. [Filme-vídeo]. Produção de Paul Diener, Dennis E. Jones, Jerry Kramer e direção de Jerry Kramer. EUA, 1988. 93 min. color. son.
Red Dead Redemption. Playstation 3. Rockstar Games, 2009. 01 disco blu-ray.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.