Ensino fundamental de 9 anos: o que fazem e o que dizem crianças e professoras sobre a leitura e a escrita?

Autores/as

  • Cátia de Azevedo Fronza UNISINOS

Palabras clave:

Ensino fundamental de 9 anos, Leitura, Escrita, Alfabetização, Letramento

Resumen

Atividades de leitura e escrita, realizadas em 2010 e 2011, além de entrevistas com professoras no contexto do Ensino Fundamental de 9 anos (EF9A), em escolas da rede privada e pública do Vale do Rio dos Sinos, constituem os dados em foco. Pelo que tem sido observado, o ingresso da criança com 6 anos no primeiro ano está sendo produtivo e bastante valorizado pela comunidade escolar, visando, de modo mais amplo, ao domínio da escrita ao longo do segundo ano. É necessário, contudo, atentar para o fato de que há tempos diferentes para as crianças: enquanto algumas já evidenciam domínio da língua escrita ainda no primeiro ano, outras precisam ir além do segundo ano. Estudos sobre essas vivências permitem que se conheça ainda mais sobre como e para que se escreve e se lê na escola, pois tais práticas também direcionam a ação e inserção dos alunos na sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-09-10

Cómo citar

Fronza, C. de A. (2013). Ensino fundamental de 9 anos: o que fazem e o que dizem crianças e professoras sobre a leitura e a escrita?. Letras De Hoje, 48(3), 334–342. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/12567

Número

Sección

Parte 2 – Pesquisas Empíricas em Aquisição de Língua Materna: Alfabetização e Letramento