Nomeação e fluência verbal em portadores de Esclerose Múltipla

Autores/as

  • Ronei Guaresi FATIPUC
  • Vera Wannmacher Pereira PUCRS
  • Mirna Wetters Portuguez PUCRS
  • Lori Viali PUCRS

Palabras clave:

Fluência verbal, Nomeação, Esclerose Múltipla

Resumen

O presente trabalho investigativo desenvolve-se por meio de um estudo transversal e correlacional. O objetivo foi o de investigar o funcionamento da linguagem através da capacidade de nomeação e de fluência verbal de pacientes com Esclerose Múltipla. Foram realizadas avaliações neuropsicológicas em 42 portadores com Esclerose Múltipla e 30 participantes para grupo de controle. Os resultados permitem fazer as seguintes afirmações: a fluência verbal, tanto fonológica quanto semântica, é comprometida em portadores de Esclerose Múltipla; a nomeação não é afetada nesses pacientes; embora a Esclerose Múltipla comprometa significativamente a fluência verbal, essa doença não compromete necessariamente memória e inteligência; há estreita relação entre déficits em fluência e redução da velocidade de processamento de informações; a variável sexo não interfere no desempenho cognitivo desses pacientes; a variável escolaridade não interfere no desempenho cognitivo desses pacientes, exceto no subteste Vocabulário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronei Guaresi, FATIPUC

Doutorando de Linguística (2º ano) com interesses na área da psicolinguística. Atualmente atua no CELIN/PUCRS.

Vera Wannmacher Pereira, PUCRS

Professora da PUCRS: FALE e PPGL

Mirna Wetters Portuguez, PUCRS

Docente da PUCRS: Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Geriatria

Lori Viali, PUCRS

Docente da PUCRS: Faculdade de Matemática

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Guaresi, R., Pereira, V. W., Portuguez, M. W., & Viali, L. (2013). Nomeação e fluência verbal em portadores de Esclerose Múltipla. Letras De Hoje, 48(1), 40–49. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/11900

Número

Sección

Estudos Empíricos de Processos Cognitivos da Leitura

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>