Compreensão de texto argumentativo em crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32158

Palavras-chave:

Texto argumentativo. Compreensão de texto. Crianças.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a habilidade de crianças em compreender textos argumentativos a partir do estabelecimento de inferências de diferentes tipos: causais, de estado e de previsão. Crianças (8 e 9 anos) foram individualmente solicitadas a ler um texto argumentativo segmentado em cinco partes. Imediatamente, após a leitura de cada parte, eram feitas perguntas inferenciais acerca do texto e perguntas de explicação em que a criança tinha que justificar as respostas dadas. Os dados foram analisados em função do número de respostas corretas e a partir de uma análise qualitativa acerca da natureza das dificuldades apresentadas. Observou-se que as crianças de ambos os grupos etários não tinham dificuldades com as inferências causais e que as crianças de 8 anos tinham dificuldades em relação às inferências de previsão.

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Biografia do Autor

Denise Dias Almeida, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Alina Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford, Inglaterra. Pós-doutor na University of Sussex, Inglaterra. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco, Pesquisadora Nível 1 do CNPq, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

Ilka Dayanne Medrado Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE

Doutora em Psicologia Cognitiva pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil.

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Publicado

2019-11-06

Como Citar

Almeida, D. D., Spinillo, A. G., & Lima, I. D. M. (2019). Compreensão de texto argumentativo em crianças. Letras De Hoje, 54(2), 202–210. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32158

Edição

Seção

Processamento da decodificação e da compreensão da leitura: