“Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos

Autores

  • Alina Galvao Spinillo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18348

Palavras-chave:

Escrita de textos, Revisão textual, Propósitos da revisão, Crianças

Resumo

A revisão de textos é um componente da escrita que atua como um controle de qualidade do que é produzido, buscando a atender as expectativas do escritor. O presente estudo examinou as razões que crianças com diferentes níveis de domínio da escrita adotam ao revisar seus textos. Oitenta crianças do 3º e do 5º ano do ensino fundamental foram solicitadas, em uma entrevista clínica, a justificar as alterações que haviam feito sobre a reprodução escrita de uma história. Verificou-se que as crianças são capazes de explicitar as razões que adotam ao revisar seus textos e que a natureza das razões variava em função do domínio que apresentam sobre a escrita, pois os alunos do 3º ano adotavam razões relacionadas à necessidade de escrever corretamente (legibilidade, obediência às regras linguísticas), enquanto os do 5º ano adotavam tanto essas razões como outras, de natureza semântica, relativas aos propósitos comunicativos do texto.

 

************************************************************************************************************************************************************************************************************

 

“Why did you change this?” The reasons children adopt when revising their texts

 

Abstract: Textual revision is a component of the writing process that controls the quality of the text, seeking to meet the writer’s expectations. This study examined the reasons that children with different levels of mastery of writing adopted when revising their texts. Eighty 3rd and 5th graders of elementary school children were asked, in a clinical interview, to justify the changes they have made in a story they had reproduced. It was found that children are able to explain the reasons they have adopted when revising their texts and that the nature of these reasons varied according to the level of mastery of writing presented by the students, as the 3rd graders adopted reasons related to the need to write correctly (readability, obedience to linguistic rules), while the 5th graders adopted both these and other reasons related to semantics in order to attend the communicative purpose of the text.

 


Keywords: Writing texts; Textual revision; Purposes of the review; Children

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alina Galvao Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de psicologia, Pos-Graduação em Psicologia Cognitiva

Referências

ALLAL, L.; CHANQUOY, L. Introduction: revision revisited. In: ALLAL, L.; CHANQUOY, L.; LARGY, P. (Org.). Revision: cognitive and instructional process. Londres: Kluwer Academic Press, 2004. p. 1-8. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-1048-1

ALLAL, L. Metacognitive regulation of writing in the classroom. Metalinguistic activity: the link between writing and learning to write. In:

CAMPS, A.; MILIAN, M. (Org.). Metalinguistic activity in learning to write. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2000. p. 145-166.

BECKER, A. A review of writing model research based on cognitive processes. In: HORNING, A.; BECKER, A. (Org.). Revision: history, theory, and practice. United States of America: Parlor Press, 2006. p. 25-50.

BEREITER, C.; SCARDAMALIA, M. The Psychology of written composition. Hillsdale: Erlbaum, 1987.

BERGH, H.; RIJLAARSDAM, G. The dynamics of idea generation during writing: an on-line study. In: TORRANCE, M.;

GALBRAITH, D. (Org.). Knowing what to write: conceptual processes in text production. Amsterdam: Amsterdam University Press, 1999. p. 99-137.

CALKINS, L. M. A arte de ensinar a escrever: o desenvolvimento do discurso escrito. Porto Alegre: ArtMed, 1989.

CAMPS, A. Some observations about adolescents’ capacity to revise written texts. Infancia y Aprendizaje, v. 58, p. 65-81, 1992.

http://dx.doi.org/10.1080/02103702.1992.10822333

CAMPS, A. Texto, processo, contexto, atividade discursiva: diferentes pontos de vista sobre a atividade de aprender e de ensinar a escrever. In: CAMPS, A. (Org.). Propostas didáticas para aprender a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 13-32.

CHANQUOY, L. Thinking skills and composing: assessment (and treatment) strategies for text revisions. In: HAMERS, J. H. M.; OVERTOM, M. (Org.). Inventory of European programmes for teaching. Utrecht: Sardes, 1997. p. 179-185.

Études de Linguistique Appliquée, v. 62, p. 59-79, 1986.

FIAD, R. S. (Re)escrevendo: o papel da escola. In: ABAURRE, M. B. M; FIAD, R. S. Mayrink-Sabinson, M. L. (Org.). Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, 1997. p. 72-77.

FITZGERALD, J. Research on revision in writing. Review of Educational Research, v. 57, p. 481-506, 1987. http://dx.doi.org/10.3102/00346543057004481

FLOWER, L. S.; HAYES, J. R.; SCHRIVER, K.; STRATMAN, J.;

CAREY, L. Cognitive processes in revision. In: ROSENBERG, S. (Org.). Reading, writing, and language learning: advances in applied psycholinguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 1986. p. 176-240.

GELDEREN, A.; OOSTDAM, R. (2004). Revision of form and meaning in learning to write comprehensible text. In: ALLAL, L.; CHANQUOY, L.;

LARGY, P. (Org.). Revision: cognitive and instructional process. Londres: Kluwer Academic Press, 2004. 103-124. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-1048-1_7

HAYES, J. R.; FLOWER, L. Identifying the organization of writing processes. In: GREGG, L. W.; STEINBERG, E. R. (Org.). Cognitive processes in writing: an interdisciplinary approach. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1980. p. 3-30.

JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artmed, 1994.

JOLIBERT, J.; SRAÏKI, C. Caminhos para aprender a ler e escrever. São Paulo: Contexto, 2008.

LIMA, I. D. M. de. Revisão textual: comparando-se crianças e adultos em processo de alfabetização. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

MENEGASSI, R. J. Da revisão a reescrita: operações linguísticas sugeridas e atendidas na construção do texto. Mimesis, v. 22,

n. 1, p. 49-68, 2001.

PONTECORVO, C.; MORANI, R. M. Looking for stylistic features in children composing stories: products and processes. In: PONTECORVO, C.; ORSOLINI, M.; BURGE, B.; RESNICK, L. B. (Org.). Children’s early text construction. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 1996. p. 229-258.

ROCHA, G. A apropriação das habilidades textuais pela criança. São Paulo: Papirus, 1999.

WITTE, S. P. Revising, composing theory, and research design. In: FREEDMAN, S. W. (Org.). The acquisition of written language: response and revision. Norwood: Ablex, 1985.

p. 250-284.

Downloads

Publicado

2015-05-07

Como Citar

Spinillo, A. G. (2015). “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos. Letras De Hoje, 50(1), 32–39. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2015.1.18348

Edição

Seção

Tecnologias, procedimentos de pesquisa e aplicações à linguagem e à comunicação numa perspectiva psicolinguística

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)