A interação entre acento e sílaba na aquisição da linguagem: um exemplo de marcação posicional

Autores

  • Ana Ruth Moresco Miranda

Palavras-chave:

Epêntese de consoante, Marcação posicional, Aquisição da fonologia

Resumo

Neste artigo, o foco da análise incide sobre casos de êpentese encontrados em dados de aquisição da linguagem. A criança em observação, em determinado período do seu desenvolvimento fonológico, fez uso sistemático da estratégia de inserção de consoantes. Esse fenômeno, que será explanado à luz da Teoria da Otimidade, pode também ser observado no sistema do holandês, confirmando que os estágios de desenvolvimento das gramáticas das crianças imitam a diversidade encontrada na tipologia das línguas (McCARTHY, 2002).

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Como Citar

Miranda, A. R. M. (2010). A interação entre acento e sílaba na aquisição da linguagem: um exemplo de marcação posicional. Letras De Hoje, 45(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/6854

Edição

Seção

Fonologia – Temas diversos sob o enfoque da teoria fonológica de nossos dias