Quando a motivação é o encontro

Projetos em cursos online de LA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44850

Palavras-chave:

projetos, encontro, língua adicional, ensino online, formação de professores.

Resumo

Partindo de um enfoque educacional baseado na noção de pessoa constituída em suas relações interpessoais, o artigo traz uma breve reflexão sobre a motivação em projetos de aprendizagem de Línguas Adicionais na modalidade online. Considerando que um grupo de participantes de um curso online é formado por pessoas, a reflexão aborda alguns aspectos da motivação humana que as impulsionam a envolver-se em um projeto e colaborar efetivamente na criação de um produto final correspondente a um gênero discursivo característico das interações sociais virtuais. Para isso, toma-se o exemplo de uma das edições do Curso de Espanhol/Português CEPI, em que os participantes desenvolveram um projeto de organização de um encontro presencial, criando o evento correspondente na rede social utilizada durante o curso. A reflexão estabelece uma relação entre as ações realizadas pelos participantes tendo em vista um propósito compartilhado e que incidem no encontro, entendido filosoficamente como fenômeno relacional. O resultado aponta a que projetos cujo elemento unificador é o encontro são motivadores porque o próprio ser humano é movido a projetos e desenvolvido através de experiências que dependem da criatividade e da colaboração, um processo que incide na formação de sujeitos ativos na sociedade e pessoas capazes de intensificar suas relações sociais. As considerações resultantes poderão contribuir a sensibilizar docentes ou gestores de projetos para os aspectos humanos que potencializam a motivação, a fim de inspirar propostas criativas e colaborativas que multiplicam as oportunidades de expansão do uso da Língua Adicional em contextos genuínos de aprendizagem na modalidade online.

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Biografia do Autor

Nancibel Webber, Pesquisadora autônoma, Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidad Católica de Santa Fe - UCSF, Professora de Português pela Universidad Nacional de Misiones - UNaM e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Webber, N. (2023). Quando a motivação é o encontro: Projetos em cursos online de LA. Letras De Hoje, 58(1), e44850. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44850

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)