Dia de luz, festa de sol

reflexões sobre a construção de uma unidade didática visando ao desenvolvimento de consciência fonológica da regra variável de alçamento de vogais médias-altas em um curso de pronúncia em português para falantes de outras línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44801

Palavras-chave:

Ensino remoto, Português como língua adicional, Ensino de pronúncia, Consciência fonológica, Formação continuada

Resumo

No contexto de oferta de cursos sequenciais de português para falantes de outras línguas na extensão, ofereceu-se, em 2022, na modalidade remota, um curso de pronúncia em português para falantes de outras línguas. Nesse momento, considerou-se a necessidade de um curso de pronúncia e o desafio de se trabalhar com foco em elementos fonético-fonológicos em um curso remoto, com possibilidades de não engajamento dos(as) participantes e de problemas de conectividade e de baixa qualidade de áudio. A oferta ocorreu e, após a sua conclusão, com o presente trabalho, objetiva-se apresentar reflexões acerca da preparação desse curso, dos resultados observados (a partir de anotações de aula e de planejamento) e de sua contribuição para a formação docente. Com as atividades planejadas para o curso “Sons e Ritmos: pronúncia em português brasileiro para falantes de outras línguas”, ofertado pelo Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), visou-se ao desenvolvimento de consciência fonológica em língua adicional pelos aprendizes (ALVES, 2012; KIVISTÖ-DE SOUZA, 2021). Para a construção do curso, partiu-se das noções de tarefa (ELLIS, 2009) letramento literomusical (SOUZA, 2015), além da noção de consciência fonológica, anteriormente apresentada (ALVES, 2012; KIVISTÖ-DE-SOUZA, 2021). A partir da análise qualitativa do engajamento às atividades e do desenvolvimento de habilidades de consciência fonológica pelos(as) estudantes no curso, compreendeu-se que a proposta contribuiu para reflexões docentes sobre a pronúncia em contextos de práticas sociais significativas, bem como para a observação das regularidades das regras fonológicas variáveis pelos(as) estudantes, em tarefas contextualizadas. Os resultados obtidos no contexto do curso de extensão, cujo propósito é também de formação continuada de professores(as), contribuíram para o aumento do interesse da docente, uma das autoras do presente artigo, pelos temas em aquisição fonético-fonológica.

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Biografia do Autor

Luciana Pilatti Telles, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Letras com ênfase em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em
Rio Grande, RS, Brasil.

Jéssica Porciuncula Iung da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Mestre em Letras com ênfase em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil. Pesquisadora voluntária na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Pilatti Telles, L., & Porciuncula Iung da Silva, J. (2023). Dia de luz, festa de sol: reflexões sobre a construção de uma unidade didática visando ao desenvolvimento de consciência fonológica da regra variável de alçamento de vogais médias-altas em um curso de pronúncia em português para falantes de outras línguas. Letras De Hoje, 58(1), e44801. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44801

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)

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