Que nostalgia!

Consciência da regra fonológica variável de semivocalização do /l/ em coda silábica por estudantes de português como língua adicional em uma tarefa contextualizada na produção de desenhos animados brasileiros

Palavras-chave: Português como Língua Adicional, Lateral pós-vocálica, Consciência Fonológica

Resumo

No presente estudo, refletimos sobre o desenvolvimento de atividades de consciência fonológica em uma tarefa sobre produção de desenhos animados brasileiros. Mobilizamos as noções de tarefa como plano de trabalho (ELLIS et al. 2020). Nas atividades propostas, constituintes da fase de foco na língua (WILLIS, 1996), apresentamos e discutimos oportunidades de compreensão, reflexão e manipulação da variação da lateral pós-vocálica (COLLISCHONN e QUEDNAU, 2009; HAHN-NONNENMACHER, 2019; CALLOU, 2009; LEITE, CALLOU e MORAES, 2007; BATTISTI e MORAS, 2016; MORAS, 2017) pelos participantes, a partir de nomes de personagens de cinco obras de animação brasileiras.  No uso das atividades com três grupos de estudantes na Universidade Federal do Rio Grande, percebemos que os discentes (a) reconheceram as diferentes pronúncias da lateral em português brasileiro, conforme a sua posição na sílaba, (b) refletiram sobre a produção da lateral em coda em variedades do português e em variedades do espanhol e (c) experimentaram a aplicação da regra variável.

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Biografia do Autor

Suaidy Viviane Bordulis da Silva, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil

Graduanda em Letras – Português e Espanhol na Universidade Federal do Rio Grande (FURG, Rio Grande, RS, Brasil), participante voluntária do projeto de pesquisa A produção de atividades didáticas de pronúncia em línguas estrangeiras, bolsista institucional do programa IsF em 2018 (voluntária) e 2019. Ministrante/bolsista do curso de Português Língua Estrangeira/Adicional de nível A1 do Centro de Ensino de Línguas Estrangeiras (CELE/FURG) em 2020.

Luciana Pilatti Telles, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil), professora no Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado
2020-12-31
Como Citar
Bordulis da Silva, S. V., & Pilatti Telles, L. (2020). Que nostalgia! : Consciência da regra fonológica variável de semivocalização do /l/ em coda silábica por estudantes de português como língua adicional em uma tarefa contextualizada na produção de desenhos animados brasileiros. Letras De Hoje, 55(4), e38381. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2020.4.38381
Seção
PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: LINGUÍSTICA E TRADUÇÃO