Formação docente em PLE/PLA

integrando projetos de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44795

Palavras-chave:

Formação docente, Curso de extensão., Ensino de Português como Língua Adicional, Ensino

Resumo

Este artigo objetiva descrever os resultados da integração de três projetos de extensão desenvolvidos no âmbito do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No PLEI, a Extensão Universitária é um dos esteios para a realização das ações desse programa. As atividades desenvolvidas por esses projetos são planejadas e executadas com o intuito de ensinar a língua portuguesa para aluno(a)s estrangeiros, envolvendo um processo contínuo de formação docente de aluno(a)s do Curso de Letras da UFPB. Embora sejam projetos distintos, os três complementam-se e sustentam-se em um tripé de formação docente de ensino de português como língua estrangeira/adicional (PLE/PLA). O primeiro projeto, ao buscar ofertar cursos de língua portuguesa para atender e acolher estrangeiros com perfis variados, abarca necessidades supridas pelos outros dois projetos: internacionalização do português e o recorte do ensino de cultura (Ferrarezi Jr., 2010); e a produção de materiais didáticos que ajudam não apenas na formação do(a)(s) aluno(a)(s)-professor(a)(e)(s), mas também assistem o estrangeiro na aquisição de competências necessárias (Leffa, 2007). Do ponto de vista metodológico, este artigo contempla: a) explicação do funcionamento dos projetos, por meio da descrição de como eles se mesclam na formação docente do professor de PLE/PLA; e b) análise qualitativa diante das estratégias que relacionam as aprendizagens do meio acadêmico com a vida real, a partir de experiências resultantes da concretização de projetos. Como resultados, observa-se que a integração dos três projetos oportuniza aos discentes que neles se envolvem como bolsistas e voluntário(a)s uma formação docente mais integral, uma vez que tais aluno(a)s-professor(a)(e)(s): a) refletem sobre a prática em serviço; b) planejam e executam ações didáticas colaborativamente, incluindo a preparação do material a ser utilizado nas aulas; e c) reconhecem a relação indissociável entre língua e cultura, o que repercute diretamente na capacitação desse grupo discente para as futuras demandas profissionais.

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Biografia do Autor

Carolina Coelho Aragon, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutora pela Universidade do Havaí (UHM), em Honolulu, HI, Estados Unidos; mestra pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística (DLPL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; e do Programa de Pós-Graduação em Linguística na mesma instituição. Coordenadora de projetos de extensão e de pesquisa na área de etnolinguística e descrição de línguas indígenas.

José Wellisten Abreu de Souza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutor e mestre em Linguística pelo PROLING da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística DLPL/UFPB. Coordenador do Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI/DLPL/UFPB). Membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa Semântica, Léxico & Cognição (G_SEL).

Mariana Lins Escarpinete, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Licenciada em Letras pela UFPB, mestre e doutora em Linguística pelo PROLING/UFPB. Professora do DLPL e do MPLE da UFPB. Membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa Semântica, Léxico & Cognição (G_SEL) da UFPB (CNPQ). Atua nas áreas de Semântica e de Ensino de Língua Portuguesa, oportunizando discussões teóricas com fins práticos a favor da construção de materiais didáticos e soluções para o ensino de Português nas vertentes materna e estrangeira.

 

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Coelho Aragon, C., Abreu de Souza, J. W., & Lins Escarpinete, M. (2023). Formação docente em PLE/PLA: integrando projetos de extensão. Letras De Hoje, 58(1), e44795. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44795

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)

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